Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Satélite da NASA fotografa eclipse solar oculto

Por| 01 de Julho de 2022 às 10h51

Link copiado!

NASA
NASA

Você viu o eclipse parcial do Sol desta semana? Não? Não se preocupe, ninguém mais viu. Exceto o Solar Dynamics Observatory (SDO), satélite da NASA em órbita da Terra, a 36 mil km de distância de nós, que era o único no “lugar exato” para registrar o fenômeno.

O fenômeno começou às 1h20 (horário de Brasília) da quarta-feira (29), e durou 35 minutos. Durante o ponto máximo a Lua cobriu 67% do disco solar, ou seja, tivemos um eclipse parcial. Veja a passagem abaixo:

Continua após a publicidade

Graças às suas poderosas câmeras o SDO produziu fotos incríveis, que mostram a silhueta das montanhas da Lua e contra as “chamas” da coroa solar ao fundo.

O SDO foi lançado em 2010, e segundo a NASA “estuda como a atividade solar é criada e controla o clima no espaço. As medidas do interior, atmosfera, campo magnético e produção de energia do Sol nos ajudam a entender a estrela com a qual convivemos”.

Aqui na Terra, tivemos um eclipse lunar total em maio, que rendeu belas fotos da “Lua de Sangue”. O próximo acontecerá no dia 8 de novembro, mas a má notícia é que o fenômeno não será visível em grande parte do território brasileiro. Já no dia 25 de outubro, haverá um eclipse solar parcial visível em algumas regiões do planeta, como Europa e Ásia.