Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Parece que a Lua causa marés no "oceano de plasma" ao redor da Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Fevereiro de 2023 às 18h02

Link copiado!

viledevil/Envato
viledevil/Envato

A Lua parece exercer uma força de maré no “oceano” de plasma, localizado na região interna da magnetosfera da Terra. É o que concluiu um novo estudo de Balazs Heilig, pesquisador do Institute of Earth Physics and Space Science na Hungria. Segundo ele, o processo gera flutuações parecidas com as marés dos oceanos.

Ele trabalhou com mais de 40 anos de dados coletados por satélites de diferentes missões científicas, para monitorar mudanças da plasmosfera a cada minuto. A plasmosfera é uma estrutura em formato de rosquinha encontrada sobre as linhas do campo magnético da Terra, logo acima da ionosfera. Como o plasma presente ali é mais denso que o das regiões externas da magnetosfera, ele afunda.

Continua após a publicidade

Isso faz com que surja uma espécie de “fronteira” entre o plasma denso e afundado, e o restante. Ali existe, então, a chamada “plasmopausa”. Os autores descrevem que a plasmosfera é como um oceano de plasma, e a pausa, a superfície — e é ali que ocorrem os efeitos da Lua. Através das forças de maré, ela “distorce” o oceano e faz sua superfície subir e descer, como ocorre nas marés da Terra.

Dados obtidos entre 1977 e 2015 indicaram um padrão interessante. Naquele intervalo, houve quatro ciclos solares completos, que permitiram análises do papel da atividade solar na magnetosfera terrestre. Ao levar em conta a influência do Sol, os cientistas perceberam que as mudanças da plasmopausa acompanhavam padrões diários e mensais parecidos com aqueles das marés dos oceanos terrestres.

Estas mudanças sugerem que a Lua era a principal “culpada” pelas marés de plasma. O autor ainda não sabe ao certo como nosso satélite natural causa estas marés, mas é possível que o processo esteja relacionado às perturbações do campo magnético terrestre causadas pela atração da gravidade lunar.

Por fim, ele acredita que esta interação até então desconhecida entre a Terra e a Lua pode ajudar os pesquisadores a entender melhor outras mudanças na magnetosfera — e estudos futuros podem investigar se o plasma da magnetosfera de outros planetas é influenciado por seus respectivos satélites naturais. “Estas descobertas podem ter implicações para as interações de marés em outros sistemas de dois corpos”, finalizou.

Continua após a publicidade

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature Physics.

Fonte: Nature Physics; Via: Space.com