Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja a paisagem marciana nesta incrível foto panorâmica tirada pelo Curiosity

Por| 04 de Março de 2020 às 21h40

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/MSSS
NASA/JPL-Caltech/MSSS
Tudo sobre NASA

A NASA divulgou uma imagem impressionante de Marte, capturada pelo rover Curiosity. Esta é a vista panorâmica de maior resolução do Planeta Vermelho até o momento, composta por mais de 1.000 fotografias tiradas pela Mast Camera - ou Mascam - do robô exploratório.

Nela, há nada menos do que 1,8 bilhão de pixels capturados por uma lente teleobjetiva durante o feriado de Ação de Graças de 2019, enquanto a equipe da missão estava de férias. A lente de ângulo médio do Curiosity também produziu outro panorama de baixa resolução e quase 650 milhões de pixels, que inclui o convés e o braço robótico do rover.

Continua após a publicidade

As imagens que compõem os panoramas foram cuidadosamente reunidas nos meses seguintes. Os dois cenários mostram uma região chamada Glen Torridon, localizada ao lado do Monte Sharp, onde o Curiosity está fazendo sua exploração científica. Foram necessárias mais de 6 horas e meia ao longo dos quatro dias de feriado para que o Curiosity captasse as fotos individuais.

Para isso, os operadores da Mastcam programaram uma complexa lista de tarefas para o rover, tudo para garantir que as imagens estivessem em foco. Para uma iluminação consistente, eles programaram a captura de imagens entre o meio-dia e as 14h (na hora local de Marte) todos os dias.

Bem, a imagem acima pode não dar a noção exata dos detalhes de Marte que esse panorama nos oferece. Por isso, a NASA também compartilhou um vídeo que, além de ampliar várias vezes alguns lugares interessantes da paisagem - sempre com nitidez impecável -, mostra também o nome de cada região, além de alguns instrumentos científicos do Curiosity em alta resolução.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA