Publicidade

Outono começa na quinta com equinócio; entenda o fenômeno astronômico

Por  | 

Compartilhe:
Matt/Unsplash
Matt/Unsplash

O equinócio de outono ocorre nesta quinta (20) às 6h01, marcando o fim do verão no hemisfério sul e a chegada do outono, com suas temperaturas mais amenas. Enquanto isso, o hemisfério norte encerra o inverno e começa a primavera

O outono e as demais estações do ano estão ligadas aos solstícios e equinócios. Para entender cada um, lembre-se que nosso planeta viaja ao redor do Sol em inclinação de 23º acompanhando o chamado plano orbital. 

Em metade do ano, o polo sul da Terra está mais inclinado para o Sol, enquanto o norte fica mais afastado; depois de seis meses, ocorre o contrário, com o polo norte mais próximo do Sol e o polo sul mais distante. Esses dois eventos são chamados solstícios, e marcam o início do verão e inverno.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No solstício de verão, o hemisfério mais inclinado para o Sol tem dias mais longos e noites curtas, enquanto no solstício de inverno, o hemisfério mais afastado experimenta noites mais longas e dias mais curtos. Já no solstício de inverno, ocorre o oposto. 

“No hemisfério sul, nós vamos caminhar para o inverno e à medida que forem passando os dias durante o outono, nós vamos sentir as temperaturas ficando mais baixas. Há outros efeitos climáticos de acordo com cada localidade, mas o efeito astronômico é esse”, explicou a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional

Os equinócios, por sua vez, sinalizam a primavera e outono e ocorrem quando nenhum dos polos do planeta está mais voltado para o Sol, o que faz com que ambos os hemisférios recebam aproximadamente a mesma quantidade de luz solar. Por isso, o dia e a noite têm quase a mesma duração. 

Leia também:

Vídeo: ETs vão invadir a Terra?

Continua após a publicidade

Fonte: ON