Qual a diferença entre clima e tempo atmosférico?
Por Wyllian Torres • Editado por Patricia Gnipper |
A diferença entre clima e tempo é algo que confunde muita gente, mas uma coisa é certa: clima e tempo não são sinônimos, como você verá a seguir. De maneira resumida, enquanto o tempo se refere às condições climáticas de um breve momento, o clima lida com o estado atmosférico em um longo prazo.
O que é o tempo atmosférico?
O tempo se refere ao que vemos quando olhamos para o céu. Tem nuvens? Está chovendo? O tempo basicamente é o estado atmosférico momentâneo em um determinado local, e muitos fatores contribuem para sua alteração.
E para entender tudo isso melhor, o Canaltech conversou com a professora de meteorologia Andrea Cardoso, da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Alguns dias podem amanhecer frios e ficar muito quentes "de repente", por exemplo, mas não é apenas a temperatura que define o tempo, pois o mesmo está sujeito a outras variáveis. Andrea Cardoso explica que o tempo também é determinado por variáveis atmosféricas como vento, umidade e precipitação (chuva), “sendo determinado para um dado local, horário ou dia; assim, este varia bastante e é de curtíssimo prazo”.
Alguns desses fatores, como a precipitação, se tornam mais ou menos intensos de acordo com as estações do ano. O verão, por exemplo, é o período em que mais chove, mas, mesmo em uma época com muita precipitação, alguns lugares podem apresentar altas temperaturas, enquanto outros não.
Os fatores que determinam o tempo são:
- vento
- umidade
- chuva
- temperatura
O tempo, então, é o estado atmosférico que percebemos neste período mais curto, em questão de horas ou dias, e que pode mudar rapidamente,
E o que é o clima?
O clima, por outro lado, é definido por padrões de tempo atmosférico em uma região ao longo dos anos, em um grande intervalo de tempo.
Outra maneira de entender o clima é imaginá-lo como se ele fosse uma fotografia digital, onde cada pixel é um registro do tempo meteorológico. Somados, eles fornecem o quadro geral (o clima), que, muitas vezes, não reflete necessariamente condições meteorológicas registradas pontualmente pelo tempo atmosférico.
Portanto, as variáveis meteorológicas usadas para definir e analisar um tipo de clima são estabelecidas ao longo prazo — são pelo menos 30 anos estudando o comportamento do tempo atmosférico de uma região para definir seu clima.
Entre os fatores que influenciam a dinâmica do clima, estão:
- latitude e altitude
- tipo de relevo
- continentalidade
- maritimidade
- correntes marítimas
- localização geográfica
Ainda assim, “apesar de ter o clima esperado e conhecido para cada região, ele possui variações ao longo dos anos”, ressaltou a professora Andrea Cardoso.
Dica para não confundir clima e tempo
Para nunca mais confundir clima e tempo, basta lembrar que clima é o comportamento do tempo atmosférico em uma região ao longo de muitos anos, enquanto o tempo é o estado da atmosfera em um curto intervalo, podendo variar em horas ou dias. Por isso se fala "previsão do tempo", e não "previsão do clima"!