Qual a diferença entre clima e tempo atmosférico?

Qual a diferença entre clima e tempo atmosférico?

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 03 de Dezembro de 2021 às 11h40
Brett Sayles/Pexels

A diferença entre clima e tempo é algo que confunde muita gente, mas uma coisa é certa: clima e tempo não são sinônimos, como você verá a seguir. De maneira resumida, enquanto o tempo se refere às condições climáticas de um breve momento, o clima lida com o estado atmosférico em um longo prazo.

O que é o tempo atmosférico?

Qual a diferença entre clima e tempo? O tempo atmosférico se refere às condições climáticas de determinado local em pouco tempo (Imagem: Reprodução/Caio/Pexels)

O tempo se refere ao que vemos quando olhamos para o céu. Tem nuvens? Está chovendo? O tempo basicamente é o estado atmosférico momentâneo em um determinado local, e muitos fatores contribuem para sua alteração. 

E para entender tudo isso melhor, o Canaltech conversou com a professora de meteorologia Andrea Cardoso, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Alguns dias podem amanhecer frios e ficar muito quentes "de repente", por exemplo, mas não é apenas a temperatura que define o tempo, pois o mesmo está sujeito a outras variáveis. Andrea Cardoso explica que o tempo também é determinado por variáveis atmosféricas como vento, umidade e precipitação (chuva), “sendo determinado para um dado local, horário ou dia; assim, este varia bastante e é de curtíssimo prazo”.

O tempo pode variar bastante em um único dia ou em uma semana. As mudanças são observadas em um curto período de tempo (Imagem: Captura de Tela/Weather.com)

Alguns desses fatores, como a precipitação, se tornam mais ou menos intensos de acordo com as estações do ano. O verão, por exemplo, é o período em que mais chove, mas, mesmo em uma época com muita precipitação, alguns lugares podem apresentar altas temperaturas, enquanto outros não.

Os fatores que determinam o tempo são:

  • vento
  • umidade
  • chuva
  • temperatura

O tempo, então, é o estado atmosférico que percebemos neste período mais curto, em questão de horas ou dias, e que pode mudar rapidamente,

E o que é o clima?

A cordilheira dos Andes influencia o clima ao longo da costa oeste da América do Sul (Imagem: Reprodução/NASA)

O clima, por outro lado, é definido por padrões de tempo atmosférico em uma região ao longo dos anos, em um grande intervalo de tempo. 

Outra maneira de entender o clima é imaginá-lo como se ele fosse uma fotografia digital, onde cada pixel é um registro do tempo meteorológico. Somados, eles fornecem o quadro geral (o clima), que, muitas vezes, não reflete necessariamente condições meteorológicas registradas pontualmente pelo tempo atmosférico.

Portanto, as variáveis meteorológicas usadas para definir e analisar um tipo de clima são estabelecidas ao longo prazo — são pelo menos 30 anos estudando o comportamento do tempo atmosférico de uma região para definir seu clima.

Entre os fatores que influenciam a dinâmica do clima, estão:

  • latitude e altitude
  • tipo de relevo
  • continentalidade
  • maritimidade
  • correntes marítimas
  • localização geográfica

Ainda assim, “apesar de ter o clima esperado e conhecido para cada região, ele possui variações ao longo dos anos”, ressaltou a professora Andrea Cardoso.

Dica para não confundir clima e tempo

Enquanto o tempo se concentra nas condições climáticas em curto prazo, o clima observa os padrões no longo prazo (Imagem: Reprodução/ESA)

Para nunca mais confundir clima e tempo, basta lembrar que clima é o comportamento do tempo atmosférico em uma região ao longo de muitos anos, enquanto o tempo é o estado da atmosfera em um curto intervalo, podendo variar em horas ou dias. Por isso se fala "previsão do tempo", e não "previsão do clima"!

Fonte: Com informações de NASA e NOAA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.