Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OneWeb lança mais satélites de internet e constelação já chega a 182 unidades

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Abril de 2021 às 12h05

Link copiado!

Reprodução/glavkosmosJSC/Twitter
Reprodução/glavkosmosJSC/Twitter

Neste domingo (25), um foguete Soyuz decolou do Cosmódromo de Vostochny, na Rússia, levando um conjunto de 36 satélites da OneWeb para a órbita, que irão compor uma constelação para fornecer internet para o mundo todo. Com este lançamento, a constelação da empresa já soma um total de 182 unidades, mas deverá chegar a 650 com os próximos lançamentos.

O foguete decolou da plataforma de lançamentos com quase um milhão de libras de empuxo e avançou na direção norte. Depois, o Soyuz-2.1b ativou os quatro propulsores do seu primeiro estágio e, após cerca de cinco minutos, o estágio central foi desativado, seguido da ignição do terceiro. O estágio superior Fregat se separou e ativou seus motores quase 10 minutos após o lançamento, para levar os 36 satélites à órbita preliminar de transferência.

Continua após a publicidade

O segundo estágio Fregat manteve seus motores ativados por cerca de uma hora e injetou os satélites na órbita, a 450 km de altitude, sendo que o último quarteto de satélites foi liberado quase quatro horas após o lançamento. A Arianespace, empresa contratada para realizar o lançamento, confirmou que a separação dos 36 satélites ocorreu com sucesso. Segundo informações da OneWeb, as equipes em solo receberam sinais de todos os satélites recém-lançados, que confirmavam estarem ativos e funcionais.

Agora, cada um vai implantar seus painéis de energia solar, e os propulsores dos satélites serão usados para que cheguem à altitude de 1.200 km nos próximos meses. Com este novo lançamento, a OneWeb já chega a 182 satélites de internet em órbita, sendo que a constelação final deve chegar a 648 deles. De acordo com a empresa, esse foi o terceiro lançamento de uma série de cinco missões, que já serão suficientes para oferecer o serviço a usuários do Alasca, Reino Unido, Groenlândia e outros países: “o serviço estará pronto para ser iniciado no fim do ano, com disponibilidade global em 2022”, disse a empresa.

A OneWeb passou por alguns momentos conturbados no ano passado. Em março, a empresa entrou com um pedido de falência para tentar proteger seus negócios enquanto tentava se recuperar financeiramente. Depois, em setembro, a empresa foi comprada pelo governo britânico e pela operadora indiana Bharti Global, o que permitiu dar continuidade ao projeto. Contudo, a OneWeb não está sozinha no desenvolvimento de uma rede de satélites para levar internet a todo o mundo: a SpaceX é o nome mais forte do setor, já que é a que está mais próxima de iniciar seus serviços comerciais.

Continua após a publicidade

Até o momento, a empresa de Elon Musk já soma aproximadamente 1.400 satélites Starlink na órbita, total que inclui protótipos e unidades que não estão mais em operação — mas, segundo a SpaceX, há mais de 1.300 satélites ativos na constelação. Nesse caso, como os satélites ficam mais perto da Terra, a constelação exige mais unidades do que o projeto da OneWeb. Futuramente, a Amazon também deverá entrar no jogo da internet via satélite com os satélites do Projeto Kuiper, que também visam fornecer conexão para todo o mundo.

Fonte: SpaceflightNow