Publicidade

OneWeb dribla falência e lançará novo lote de satélites em dezembro deste ano

Por| 21 de Setembro de 2020 às 11h50

Link copiado!

OneWeb
OneWeb

A OneWeb, que já lançou 74 satélites de internet para começar a criar sua constelação na órbita da Terra, está agora retomando suas atividades, mostrando que conseguiu driblar o pedido de falência aberto em março deste ano. A empresa, que foi comprada pelo governo britânico e pela operadora indiana Bharti Global justamente para que seu projeto não fosse cancelado, fará um novo lançamento já em dezembro deste ano.

A empresa tem parceria com a europeia Arianespace, que foi contratada para realizar os próximos 16 lançamentos da OneWeb, todos a bordo de foguetes Soyuz e partindo de territórios russos. O próximo voo levará à órbita novos 36 satélites, rumo a uma constelação de mais de 650 unidades. Assim, a empresa pretende concluir sua constelação global, oferecendo internet banda larga de alta velocidade a todo o planeta, até o final de 2022.

Continua após a publicidade

O último lançamento da OneWeb foi feito em março, pouco antes do anúncio da falência da empresa (o que aconteceu devido à pandemia de COVID-19). Em 2019, a empresa chegou a inaugurar a primeira fábrica de satélites do mundo em escala industrial, em parceria com a Airbus.

"Estou muito satisfeito por estarmos de volta ao caminho para apoiar a implantação da constelação OneWeb e a missão da empresa de reduzir a exclusão digital em uma escala global", declarou Stéphane Israël, CEO da Arianespace. "Nossas equipes já estão trabalhando muito para garantir um reinício suave e rápido das campanhas de lançamento até o final do ano de 2020", garantiu.

Vale lembrar que a OneWeb rivaliza com o projeto Starlink, da SpaceX, nesse novo mercado de constelações de satélites de internet. Além delas, a Amazon tem seu projeto Kuiper, que recebeu autorização em julho deste ano para iniciar suas operações, e o Facebook também tem um projeto semelhante na mesa.

Fonte: Arianespace