Qualquer um pode "virar" astronauta com este novo app da NASA

Qualquer um pode "virar" astronauta com este novo app da NASA

Por Patrícia Gnipper | 28 de Agosto de 2018 às 18h50

Ser astronauta é o sonho distante de muita gente. E bota distante nisso, pois realizar o feito de ir ao espaço é para poucos — e mesmo quando as empresas privadas começarem a oferecer seus passeios turísticos espaciais, a aventura ainda assim será para poucos, já que essas viagens custarão "o olho da cara". Mas a NASA não quer que seus sonhos sejam destruídos, ao menos virtualmente falando.

É que a agência espacial dos Estados Unidos lançou recentemente o app NASA Selfies que, como o nome já sugere, foi desenvolvido para que você tire selfies como se fosse um astronauta fazendo um spacewalk em cenários belíssimos do universo.

Basta apontar a câmera (tanto faz a frontal ou a traseira) para seu rosto, escolher o fundo desejado (que traz imagens reais de nebulosas, por exemplo) e tirar a foto. E, como os gatos dominam a internet, claro que o app já está sendo usado para transformar os pequenos felinos em exploradores espaciais.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Captura de tela: Patricia Gnipper/Canaltech)

Mas, além da diversão, o app, na verdade, foi criado para comemorar os 15 anos do lançamento do Spitzer Space Telescope. O telescópio espacial registra imagens com a detecção de radiação infravermelha ou de calor. Como a maioria das radiações infravermelhas é bloqueada pela atmosfera da Terra, não é possível fazer essas observações por meio de telescópios na superfície do planeta; logo, o envio do Spitzer surgiu para resolver essa questão.

Como a radiação infravermelha é capaz de passar por meio de nuvens de gás e poeira, que bloqueiam a luz visível, um telescópio como o Spitzer consegue observar o que há por trás dessas nuvens, registrando estrelas em formação, o centro de galáxias e até a formação de novos sistemas estelares. E as imagens escolhidas para servir de fundo das selfies do aplicativo foram justamente capturadas pelo Spitzer ao longo dos últimos quinze anos.

No app, não é possível acessar a galeria de fotos do smartphone e escolher qualquer uma de lá. Somente é possível tirar uma "NASA selfie" com fotos diretamente da câmera do aparelho, com a opção de compartilhá-las nas redes sociais com a hashtag #NASASelfie. Outro detalhe é que o app só funciona no modo paisagem e, portanto, é preciso dar aquela viradinha no aparelho na hora de fazer a selfie, que sairá na horizontal.

Você já pode baixar o NASA Selfies para Android e iOS.

Fonte: Science Alert

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.