Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Odysseus | Sonda privada dos Estados Unidos pousa na Lua

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Fevereiro de 2024 às 09h31

Link copiado!

Intuitive Machines
Intuitive Machines

O módulo de pouso Odysseus fez história nesta quinta-feira (22). A espaçonave da Intuitive Machines pousou na Lua às 20h23 no horário de Brasília, marcando a primeira vez em que uma espaçonave dos Estados Unidos desce ao solo lunar em 50 anos. Algo do tipo não acontecia com veículos do país desde 1972, ano em que a missão Apollo 17 levou astronautas ao nosso satélite natural. 

No entanto, demorou cerca de 15 minutos até a empresa declarar o sucesso do pouso. "O que podemos confirmar sem dúvidas é que nosso equipamento está na superfície da Lua, e que estamos transmitindo", comemorou Tim Crain, diretor da missão. "O Odysseus encontrou seu novo lar", finalizou. 

Continua após a publicidade

A espaçonave desceu à borda de Malapert A, uma pequena cratera encontrada a 300 km do polo sul lunar. Como nenhuma espaçonave privada jamais havia conseguido pousar na Lua, a expectativa para o desfecho da missão era grande. Em seu interior, o Odysseus levou 12 cargas úteis; seis são da NASA, e vão coletar dados sobre o ambiente lunar. As demais são de clientes comerciais.

Durante a descida, o Odie dependeu principalmente das fotos que tirou em tempo real e do seu software de navegação, que permitiram ajustar a velocidade da descida. Além disso, o relevo da cratera é relativamente plano, o que contribuiu para a segurança do pouso.

Agora, o esperado é que o lander passe cerca de uma semana em operação na Lua. O período é curto porque o Sol já nasceu no local em que ele pousou; contudo, o lander não foi projetado para sobreviver aos 14 dias frios da noite lunar. Por isso, ele deve seguir com suas observações enquanto suas baterias resistirem. 

Missão privada na Lua 

Continua após a publicidade

O lander Odysseus faz parte da missão IM-1, a primeira da Intuitive Machines com destino à Lua. Ela faz parte do Commercial Lunar Payload Services (CLPS), iniciativa da NASA para levar experimentos e tecnologia à Lua por meio de parcerias com empresas norte-americanas.

O programa CLPS inclui integração e operação das cargas úteis, bem como o lançamento e pouso delas na Lua. Assim, as missões da iniciativa são formas de apoio ao programa Artemis, que tem o objetivo de levar novos astronautas à Lua e até construir uma base por lá.

Por isso, o Odysseus não é o primeiro lander privado lançado com destino ao nosso satélite natural. A mais recente tentativa foi feita pela missão Peregrine, da Astrobotic, enviada para tentar pousar por lá. Contudo, uma falha impediu que cumprisse o objetivo.

Fonte: NASA