Observatório da Unesp tira fotos da Lua e Vênus em conjunção
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A Lua e Vênus brilharam durante uma conjunção ocorrida na terça (23). Os astros aparentaram estar bem próximos um do outro durante o fenômeno, e foram fotografados pela equipe do Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto", da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
- Céu de 2023 | Conjunções de planetas e eclipse solar são destaque neste ano
- Como tirar fotos da Lua com câmeras digitais e smartphones?
Durante a conjunção, Vênus parecia estar pertinho da Lua, mas essa proximidade era apenas aparente: quando as fotos foram tiradas, a Lua estava a 399.450 km de nós, e Vênus, a 120.092.000 km.
O encontro rendeu fotos incríveis, como esta:
Vênus logo chama a atenção por seu brilho, resultado da luz solar refletida nas nuvens de dióxido de carbono e nitrogênio que o cobrem. Elas refletem tanta luminosidade que o planeta é considerado o segundo objeto mais brilhante do céu noturno, perdendo apenas para a Lua.
A foto mostra ainda a Lua acompanhada das estrelas Pollux e Castor, a cerca de 34 e 52 anos-luz de nós, respectivamente. "Embora a Lua seja fisicamente bem menor do que Vênus, ela está mais perto de nós. Então, Vênus aparece para nós como um ponto brilhante no céu”, explicou o prof. Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório.
Se Vênus estivesse mais perto da Terra, veríamos o planeta como uma grande esfera brilhante no céu, como a Lua. "Por isso, uma foto de Vênus feita por um telescópio revela o planeta em detalhes e [a forma] como ele exibe uma parte iluminada pelo Sol e outra parte não iluminada, assim como nossa Lua exibe suas fases", acrescentou Guilherme Bellini, membro da equipe do Observatório.