Objeto encontrado na Austrália pode ser parte de foguete indiano
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Parece que o objeto misterioso encontrado em uma praia na Austrália realmente era lixo espacial. Segundo informações da Agência Espacial Australiana, o item em questão parece fazer parte de um foguete da ISRO, a agência espacial da Índia.
- Lixo espacial: o que é e por que preocupa os cientistas?
- Quem é o responsável legal caso um foguete atinja uma pessoa ou uma propriedade?
O objeto tem formato cilíndrico e alguns cabos, e foi encontrado durante o mês de julho. A descoberta rendeu todo tipo de especulação, com alguns sugerindo se tratar de algum objeto voador não identificado. Havia também a possibilidade de o fragmento pertencer ao foguete LVM3, usado no lançamento da missão Chandrayaan-3.
“Concluímos que o objeto localizado em uma praia perto de Jurien Bay, na Austrália Ocidental, é provavelmente um estrito de um terceiro estágio descartado do [foguete] Polar Satellite Launch Vehicle”, escreveu a agência espacial, em um tuíte.
O Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV) é um veículo lançador indiano de terceira geração, capaz de levar carga úteis múltiplas à órbita. Ele voou pela primeira vez em 1994, e foi usado nos lançamentos das missões Chandrayaan-1, Mars Orbiter, entre outras.
Após a descoberta, o objeto foi removido e armazenado. Agora, a agência espacial australiana está trabalhando em parceria com a ISRO para determinar os próximos passos. Segundo um acordo das Nações Unidas firmado em 1968, os detritos espaciais devem ser devolvidos aos seus países de origem.
Esta não é a primeira vez que objetos espaciais são encontrados no território australiano. No ano passado, uma peça com quase três metros de extensão foi encontrada em uma fazenda no país; depois, o astrofísico Brad Tucker analisou o objeto e descobriu um número de série. No fim, o objeto provavelmente era parte de uma espaçonave Crew Dragon, da SpaceX.