Publicidade

Como identificar satélites Starlink no céu noturno

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Novembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Tiago Ramires Domezi
Tiago Ramires Domezi
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX vem periodicamente lançando, desde maio de 2019, lotes com 60 satélites Starlink em cada, com o objetivo de criar uma constelação de pelo menos 12 mil unidades na órbita da Terra, tudo para oferecer internet banda larga de alta velocidade e baixa latência a toda a extensão do planeta. Esses satélites refletem um tanto de luz solar em nossa direção — o que vem causando problemas para a astronomia, por sinal —, mas, por outro lado, essa reflexividade faz com que eles também se tornem visíveis a olho nu. Ou seja: dependendo de onde estiverem, eles são facilmente avistados por qualquer pessoa observando o céu à noite.

Muita gente, por sinal, não sabe que os satélites Starlink aparecem eventualmente no céu e, quando isso acontece, as redes sociais costumam ficar repletas de relatos assustados, com algumas pessoas até mesmo achando que viram OVNIs. Mas é fácil descobrir se aquela luz estranha que você viu se movendo pelo céu é um dos satélites de Elon Musk — e, nesta matéria, a gente ensina como! Além disso, você também confere as datas e horários em que esses satélites passarão novamente por sua cidade, e pode se programar para observá-los com antecedência.

Find Starlink

Continua após a publicidade

O Find Starlink pode ser acessado gratuitamente pelo site, ou ainda em suas versões mobile para Android e iOS. Criado por um desenvolvedor de games chamado Shashank Shekhar, ele não tem relação oficial com a SpaceX, mas é uma ótima fonte para se descobrir onde estão os satélites, bem como quando você poderá vê-los em sua região.

Na página inicial, você encontra um campo onde deve selecionar a sua cidade. Se ela não constar ali, é só você selecionar o local mais próximo de sua região. Então, clique em "Find visible times".

A tela seguinte vai trazer uma lista com os próximos dias e horários em que algum Starlink passará na região pesquisada, tanto com boa visibilidade, quanto com má visibilidade. Os horários podem não ser 100% precisos, pois a órbita dos satélites é alterada com frequência. Ainda assim, a taxa de acertos costuma ser boa!

Continua após a publicidade

Entre as informações exibidas, o site mostra por quanto tempo o satélite poderá ser visto, e indica para onde você deve olhar no céu — se na direção sudoeste, por exemplo —, bem como a altitude da passagem do objeto acima da linha do horizonte. Vale dizer que, como a SpaceX vem testando soluções para escurecer os satélites (e, assim, não prejudicar mais as observações astronômicas), é possível que algum satélite informado ali acabe não sendo visível, caso justo aquele faça parte dos testes em questão. Esses testes envolvem um revestimento escuro e visores para desviar a luz solar a outra direção.

Ainda assim, se você avistou algo estranho brilhando no céu, é só conferir no Find Starlink se não tem nenhum satélite da SpaceX passando pela sua região justamente neste dia. E se você quiser tentar observar a passagem de próximos satélites, já saberá que dias e horários isso vai acontecer.

E onde estão os Starlink agora?

Continua após a publicidade

No mesmo site Find Starlink, se você clicar no ícone "Live Map", localizado no topo da página inicial, você será direcionado a um mapa do planeta que mostra as trilhas por onde os satélites Starlink estão passando neste exato momento.