Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo mapa interativo de Marte te leva para explorar crateras e mais

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Abril de 2023 às 19h30

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/MSSS
NASA/JPL-Caltech/MSSS

Um novo mapa de Marte traz crateras de impacto, rastros das tempestades do tipo "demônios de poeira" e várias outras formações do Planeta Vermelho, prontas para serem exploradas por cientistas e pelo público. Chamado “Mosaico Global CTX de Marte”, o mapa foi produzido com 110 mil imagens capturadas pela sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter que, juntas, formam uma imagem global do planeta na mais alta resolução já alcançada.

O mapa foi produzido ao longo de seis anos e tem resolução de 5,7 terapixels (ou 5,7 trilhões de pixels). Ele contém imagens capturadas pela câmera CTX, que equipa a MRO e oferece visão mais ampla da área ao redor das formações observadas em preto e branco, ajudando os cientistas a entender como se relacionam.

Continua após a publicidade

A câmera está ativa desde quando a MRO entrou na órbita de Marte, em 2006, e já conseguiu documentar praticamente todas as características do planeta. Para criar o mosaico, Jay Dickson, cientista de processamento de imagens que liderou o projeto, desenvolveu um algoritmo para combinar imagens com base nas formações capturadas nelas.

Após aplicá-lo, sobraram 13 mil imagens sem formações correspondentes identificáveis pelo algoritmo, e Dickson as uniu manualmente. Já as lacunas que restaram no mapa representam partes do planeta que ainda não foram observadas quando Dickson começou a trabalhar no projeto, ou que estavam escondidas por nuvens e poeira.

Todo este trabalho resultou em um mapa acessível para todos que estiverem interessados em conhecer um pouco mais de Marte, sejam cientistas ou não. “Crianças na escola podem usar isso, minha mãe, que acabou de completar 78 anos, também pode. O objetivo era diminuir as barreiras para as pessoas interessadas em explorar Marte”, disse ele.

Continua após a publicidade

Se você ficou curioso e quer se aventurar no mapa por conta própria, pode explorar as opções oferecidas no mapa e começar pela cratera Jezero, onde o rover Perseverance está. Outra opção é visitar Olympus Mons, o mais alto vulcão do Sistema Solar — tudo isso sem precisar encarar meses de viagem até o Planeta Vermelho.

Você pode explorar o mapa de Marte pelo The Global CTX Mosaic of Mars.

Fonte: NASA