Novo cometa P1 NEOWISE se aproxima do Sol e poderá ser visto em alguns países

Por| 16 de Outubro de 2020 às 11h53

Ivan Vagner/Roscosmos/NASA

Um cometa recém descoberto está se aproximando do Sol, e pode ser que possamos vê-lo com um par de binóculos. Não será tão incrível quanto o C/2020 F3 NEOWISE, que encantou nossos olhos durante o mês de julho, mas é sempre empolgante encontrar um novo objeto cósmico dessa categoria. Infelizmente, o cometa deve aparecer no céu noturno apenas para os habitantes do Hemisfério Norte, enquanto por aqui, no Sul, ele surgirá no horizonte acompanhando o nascer do Sol.

De acordo com as observações, o novo cometa C/2020 P1 NEOWISE está ativo e brilhando acima das expectativas. O nome é parecido com o do cometa que vimos anteriormente porque ambos foram descobertos pelo instrumento Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer — daí a sigla “NEOWISE”. Para simplificar, vamos chamar o novo cometa de P1 NEOWISE. Este é o 16º cometa descoberto por este instrumento, até o momento.

O objeto foi flagrado pelo telescópio em 2 de agosto de 2020 e a previsão é que ele se torne relativamente visível para nós, aqui da Terra, no final de outubro e início de novembro. Sua magnitude é de +10, ou seja, não pode ser visto a olho nu, mas será possível encontrá-lo no céu noturno com um par de binóculos com lentes 7x50 mm (muito comum entre os que estão começando a fazer observações astronômica). Pode ser que ele ganhe mais brilho no dia 17 de outubro, chegando a +4,6, o que é semelhante ao brilho de uma estrela como Acubens (Alpha Cancri).

Será uma visão decepcionante para os que esperam ver algo bem definido como vimos no caso do F3 NEOWISE. Este novo objeto é pequeno e viaja no Sistema Solar interno rumo ao Sol, ou seja, ainda está se afastando da Terra para dar a volta em nossa estrela antes de voltar para a parte mais externa do Sistema Solar. Sua órbita é hiperbólica e oval, o que significa que ele deve demorar alguns milhares — talvez milhões — de anos para completar uma volta ao redor da nossa estrela. Em outras palavras, esta é a única chance que temos de vê-lo.

Contudo, vale ressaltar que este cometa não será muito visível no hemisfério Sul, pelo menos no mês de outubro. Em meados de novembro, ele poderá aparecer no horizonte entre as 5h e 6h da manhã, antes do nascer do Sol. Dependendo da localização e condições climáticas, pode ser que você consiga vê-lo com um par de binóculos neste horário. Entretanto, a partir do dia 10 de novembro, ele deverá voltar à magnitude +10, o que o torna mais difícil de detectá-lo sem instrumentos mais refinados, e até essa data o cometa aparecerá junto ao Sol para nós, o que tornará a observação inviável.