Publicidade

Cometa NEOWISE é fotografado por brasileiros; veja imagens de tirar o fôlego

Por| 27 de Julho de 2020 às 14h40

Link copiado!

Breno Cardoso
Breno Cardoso

Conforme previsto, o cometa C/2020 F3 NEOWISE foi visto no céu noturno do Brasil nos últimos dias. Descoberto no final de março deste ano, naquela época ele ainda tinha um brilho fraco, e não se podia ter certeza de que ele se tornaria visível a olho nu. Contudo, seu brilho foi aumentando, e o cometa (que inicialmente foi avistado apenas no hemisfério norte do planeta) começou a ser avistado também aqui no hemisfério sul, e ele apareceu no céu brasileiro em diversas regiões — sendo fotografado por muitos entusiastas da astronomia!

O NEOWISE começou a ser visível por aqui desde o dia 20, inicialmente nos estados do norte e nordeste do país. Em São Paulo, ele já apareceu na sexta-feira (24), sendo avistado em todo o Brasil desde o fim de semana. Sua aparição ocorreu logo após o pôr do Sol, por volta das 18h30 e na direção noroeste. Neste horário, o céu ainda não estava completamente escuro e, por isso, sua observação a olho nu acabou ficando um tanto quanto comprometida. Outro fator que colaborou para com isso foi a magnitude de seu brilho, que foi ficando menos intenso a cada dia. Portanto, o ideal foi observá-lo com binóculos, além de estar posicionado em locais com pouca ou nenhuma poluição luminosa. O cometa apareceu bem próximo à linha do horizonte, então, para vê-lo, foi preciso estar em locais onde a linha do horizonte não estava oculta, como locais mais elevados, por exemplo.

Mas dissemos que o cometa foi fotografado por muitos entusiastas da astronomia no Brasil, certo? Pois, bem: abaixo, você confere algumas fotos sensacionais que brasileiros tiraram da histórica passagem do NEOWISE por aqui, postando seus registros em grupos de astrofotografia nas redes sociais. "Histórica" porque sua órbita ao redor do Sol leva 6.765 anos para se completar; ou seja, ele demorará todo esse tempo para dar o ar de sua graça por aqui novamente. Imperdível, não?

Continua após a publicidade

Fotos do cometa C/2020 F3 NEOWISE no Brasil

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

*Matéria originalmente publicada em 24/07/2020, atualizada e republicada em 27/07/2020