Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novas fotos do lado afastado da Lua são liberadas pela missão chinesa Chang'e 4

Por| 16 de Novembro de 2020 às 17h00

Link copiado!

CASC/China Ministry of Defense
CASC/China Ministry of Defense

Os pesquisadores da missão chinesa Chang’e-4 compartilharam com o público uma atualização sobre as atividades mais recentes do rover Yutu-2. O módulo e a sonda estavam “hibernando” e despertaram para o 24º dia lunar da missão no dia 10 de novembro (um dia lunar equivale a cerca de duas semanas na Terra). Significa que falta pouco para a Chang’e-4 completar 684 dias terrestres de operação, de acordo com informações do Programa Chinês de Exploração Lunar (CLEP).

As novas informações foram divulgadas durante a noite lunar que se iniciou após o 23º dia, quando os equipamentos robóticos estavam hibernando para sobreviver ao frio. É que a sonda Chang'e-4 e o rover Yutu-2 são movidos a energia solar, então eles têm seus principais recursos desativados quando o Sol se põe e só “acordam” entre 24 e 48 horas após o nascer do Sol.

Continua após a publicidade

Entre as novas informações, os cientistas também divulgaram uma série de novas fotografias que mostram crateras, alvos da missão, trajetórias do rover tracejadas e, às vezes, podemos ver a borda distante da cratera Von Kármán — dentro da qual a nave da missão pousou em janeiro de 2019.

Um dos alvos do Yutu-2 para o 23° dia era uma determinada rocha, mas o rover não conseguiu se aproximar o suficiente para estudá-lo. Então, ele seu espectrômetro para analisar um espécime de rocha na cratera Von Kármán, coisa que já tem feito há algum tempo — inclusive em agosto do ano passado, quando encontrou algo que parecia ser uma substância semelhante a um gel. Um ano mais tarde, os cientistas afirmaram que provavelmente se tratava de vidro derretido criado a partir de meteoritos que atingiram a superfície da Lua.

Outras imagens publicadas em novembro detalham as rotas planejadas pela equipe da missão e traçadas pelas rodas do rover Yutu-2, enquanto os operadores o conduziam por entre várias crateras. Tudo é feito meticulosamente, pois qualquer erro poderia prender o rover nos buracos lunares. A equipe usa um software para mapear a Lua em um modelo 3D, o que ajuda bastante no planejamento da rota que o rover terá de fazer.

Continua após a publicidade

A missão chinesa investiga o lado afastado da Lua, ou seja, a face lunar que nunca está voltada para a Terra e, portanto, não podemos ver daqui. O rover Yutu já ultrapassou (e muito!) sua vida útil, prevista para apenas três meses. Uma nova imagem da câmera de navegação do rover mostra que o equipamento ainda está funcionando muito bem, revelando a imagem de uma rocha marcada em amarelo e o planejamento da rota em vermelho.

A China já está preparando o lançamento da missão Chang’e-5 para o fim deste mês. Seu objetivo é trazer amostras lunares para serem estudadas aqui na Terra. Se tudo der certo, será a primeira vez que pedaços lunares são trazidos para nosso planeta desde os anos 1970, quando o programa Apollo, da NASA, realizou sua última missão.

Fonte:  Space.com