Publicidade

Nova imagem mostra "cicatriz" que se estende por Marte

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
ESA/DLR/FU Berlin
ESA/DLR/FU Berlin

A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), tirou uma nova foto de Aganippe Fossa, em Marte. Trata-se de um cânion identificado primeiro por astrônomos há quase um século — e que, agora, pode ser visto detalhadamente pela primeira vez. 

Aganippe Fossa se estende por quase 600 quilômetros de ponta a ponta e é um ótimo exemplo de graben. O termo vem do alemão, e descreve uma depressão geológica de baixa altitude cercada por paredes íngremes. 

Na nova foto, a formação aparece em meio à região de Tharsis, o lar de alguns dos maiores vulcões do Planeta Vermelho. Por exemplo, é ali que fica Olympus Mons, vulcão que mede 25 km de altitude e é considerado o mais alto do Sistema Solar. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo informações da ESA, os cientistas ainda não sabem dizer exatamente como Aganippe Fossa se formou. Uma das possíveis explicações sugere que sua origem pode ter relação com o resfriamento do magma sob o vulcão Asia Mons.

As rochas derretidas ali teriam forçado o caminho até as camadas superiores do planeta, fazendo com que a sua superfície acabasse esticada e rompida. Tudo isso parece ter ocorrido há milhões de anos. 

Esta nova imagem se junta a várias outras estruturas curiosas já observadas pela Mars Express, que orbita Marte desde 2003.

Fonte: ESA