Olympus Mons: grande vulcão pode ter sido ilha em oceano marciano

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Julho de 2023 às 13h11

ESA, DLR, FU Berlin, Mars Express/Andrea Luck

Um novo estudo liderado por um cientista da Universidade Paris-Saclay, na França, sugere que o vulcão Olympus Mons, em Marte, tem várias semelhanças morfológicas com ilhas vulcânicas ativas na Terra. Para os autores, o vulcão pode ter sido formado por lava que entrou em contato com a água líquida, o que traz novas evidências sobre a ocorrência da água no passado do Planeta Vermelho.

Localizado na região de Tharsis Montes, Olympus Mons mede 21,9 km de altura, sendo duas vezes e meia maior que o Monte Everest, e se estende por uma área de tamanho equivalente à Polônia. Além de ser o maior vulcão do Sistema Solar, Olympus Mons é também a montanha planetária mais alta conhecida em nossa vizinhança.

Para o estudo, Anthony Hildenbrand e os demais autores analisaram vulcões na Terra similares a Olympus Mons. Eles estudaram as ilhas vulcânicas ativas Pico, Fogo, em Portugal e no Canadá, respectivamente, além da ilha do Havaí, e descobriram um padrão interessante: os litorais destas ilhas têm relevo bem definido, assim como acontece na base de Olympus Mons.

Na Terra, estas formações geológicas são causadas pela viscosidade da lava ao entrar em contato com algo mais frio, conforme flui pela transição entre o ar e a água. Por isso, os autores propõem que Olympus Mons já foi uma ilha vulcânica que esteve cercada por água no estado líquido.

A base de Olympus Mons não se liga ao solo como uma encosta, mas sim como um penhasco que se diferencia bastante da paisagem abaixo dele. A equipe sugere que a altura deste relevo seria resultado do nível do mar de um oceano antigo que pode ter existido há até 3 bilhões de anos ali, idade correspondente à da lava.

A equipe encontrou características semelhantes em Alba Mons, montanha vulcânica encontrada a mais de mil quilômetros de Olympus Mons. Portanto, a água deste oceano extinto pode ter preenchido grandes partes da superfície marciana. As descobertas podem ajudar os cientistas a entender melhor por quanto tempo Marte teve água em estado líquido, revelando também a duração da atividade geológica no planeta.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Earth and Planetary Science Letters.

Fonte: Earth and Planetary Science Letters; Via: Science Alert