Nokia quer levar internet 4G à Lua ainda neste ano
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

A Nokia planeja lançar uma rede móvel de 4G na Lua até o fim do ano, que poderá ser usada pelos astronautas da futura missão Artemis 3. As informações foram reveladas por Luis Maestro Ruiz De Temino, engenheiro principal da Nokia, durante a feira Mobile World Congress, realizada em Barcelona.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Artemis vs Apollo: qual a diferença entre estas missões da NASA à Lua?
Anunciado em 2020, o projeto da empresa é apoiado pela NASA e envolve uma estação de base com uma antena, instalada no lander Nova-C, da Intuitive Machines, que estará acompanhado por um rover — ambos com conexão LTE. Segundo a Nokia, a infraestrutura ficará na cratera Shackleton, no polo sul lunar.
A ideia é demonstrar que sistemas de solo são capazes de atender a demandas de comunicação das missões espaciais. Além disso, a Nokia afirma que a rede permitirá que os astronautas se comuniquem uns com os outros e com o centro de controle da missão aqui na Terra, controlem o rover remotamente e transmitam vídeos e dados de telemetria em tempo real para nosso planeta.
A conectividade é uma parte significativa dos objetivos da rede, mas a Nokia quer ir além e espera também que seu sistema contribua para a busca de água na superfície lunar. Se tiverem bom desempenho, os recursos ainda podem ser usados comercialmente, em missões de exploração e mineração lunar, por exemplo.
O engenheiro afirmou que o lander será lançado por um foguete da SpaceX até determinada parte do trajeto à Lua e, depois, usará um sistema de propulsão próprio para pousar no local desejado. Para analistas, o cronograma da estimativa do lançamento é otimista e pode se tornar realidade — contanto que a Nokia tenha seu hardware finalizado e validado e que a SpaceX não enfrente imprevistos que causem atrasos no lançamento.
Fonte: CNBC