Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nave Orion perdeu contato com a NASA e ninguém entendeu o porquê

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Novembro de 2022 às 15h21

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Enquanto avança na missão Artemis I, a nave Orion perdeu contato com a NASA por quase 50 minutos durante a madrugada desta quarta-feira (23). O desempenho da cápsula vem surpreendendo a equipe da missão, mas quando eles reconfiguraram uma ligação entre a Orion e a rede de antenas de rádio Deep Space Network, a comunicação com a nave foi interrompida às 3h09 (horário de Brasília).

A falha na comunicação durou 47 minutos, mas foi apenas um "susto" que não afetou a nave, que segue em bom estado. Segundo oficiais da NASA, o procedimento de configuração foi realizado com sucesso algumas vezes nos últimos dias, e o ocorrido já foi solucionado. "É por isso que testamos", disse em um tuíte Jim Free, administrador associado para desenvolvimento de sistemas de exploração na NASA.

Continua após a publicidade

Enquanto analisam o que aconteceu, a Orion se prepara para uma manobra de grande importância para a missão: ela irá acionar seus motores para entrar na órbita lunar. A manobra está programada para acontecer nesta sexta-feira (25), e se tudo correr bem, a nave ficará orbitando a Lua por cerca de uma semana, e então iniciará o retorno à Terra.

A nave Orion está viajando ao redor da Lua por meio da missão Artemis I, lançada no dia 16 pelo foguete Space Launch System. Esta é a primeira missão do programa Artemis, desenhada para testar os sistemas da nave e o retorno à Terra, sem tripulantes a bordo. Mesmo assim, a nave não está vazia, e levou em seu interior manequins equipados com sensores para coletar dados.

Fonte: NASA