Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA revela empresas selecionadas para desenvolver novos trajes espaciais

Por| Editado por Rafael Rigues | 01 de Junho de 2022 às 15h47

Link copiado!

NASA
NASA

A Axiom Space e a Collins Aerospace foram as empresas selecionadas pela NASA para produzir uma nova geração de trajes espaciais. Os astronautas poderão usar os novos trajes durante atividades extraveiculares realizadas no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS), na exploração da superfície lunar ao longo do programa Artemis e até para se prepararem para futuras missões em Marte. A escolha das empresas foi anunciada pela agência espacial nesta quarta-feira (1º)

A dupla de empresas foi escolhida através da Exploration Extravehicular Activity Services (xEVAS), uma concorrência que permite que fornecedores selecionados disputem contratos para missões. Eles devem fornecer um conjunto completo de recursos que atendam as necessidades de caminhadas espaciais da NASA durante um período que se estende até 2034.

Continua após a publicidade

As primeiras tarefas que devem ser concluídas através do contrato incluem o desenvolvimento e serviços para uma primeira demonstração de atividades realizadas no lado externo da Estação Espacial Internacional, seguida da missão Artemis III, que levará novos astronautas à superfície lunar. Além disso, a NASA incentiva que os parceiros explorem aplicações comerciais sem relação com a agência, para usarem os dados e tecnologias que desenvolveram durante o trabalho.

Vanessa Wyche, diretora do Johnson Space Center, destacou que os contratos representam uma oportunidade de a NASA e empresas parceiras desenvolverem trajes espaciais avançados e confiáveis, que permitam que humanos explorem o universo como jamais foi feito antes. “Ao fechar parcerias com a indústria, avançamos com eficiência a tecnologia necessária para manter os norte-americanos no caminho de descobertas de sucesso na ISS e, futuramente, na exploração da superfície lunar”, disse.

Os especialistas da NASA definiram os parâmetros técnicos e de segurança que deveriam ser seguidos para a construção dos trajes. As empresas concordaram com os requisitos apresentados, e serão responsáveis por projetar, desenvolver, qualificar, certificar e produzir trajes e demais equipamentos de apoio necessários. Ainda não há uma estimativa de quando os novos trajes serão apresentados.

Fonte: NASA