Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA quer levar cientistas de volta ao espaço

Por| Editado por Rafael Rigues | 21 de Julho de 2022 às 18h30

Link copiado!

NASA
NASA

A NASA está considerando enviar cientistas altamente especializados em missões privadas para trabalharem junto dos astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS). A ideia foi anunciada durante uma apresentação de Craig Kundrot, diretor da divisão de ciências biológicas e físicas da agência espacial, e permitirá que os próprios cientistas conduzam estudos que, normalmente, seriam realizadas remotamente pelos astronautas.

"Queremos levar os cientistas de volta ao espaço", disse Kundrot, em referência aos especialistas em cargas úteis (Payload Specialists) que voavam nas missões dos ônibus espaciais. Apesar de não serem astronautas profissionais, estes cientistas e engenheiros acompanhavam as missões para conduzir pesquisas científicas. Para isso, ele observou que a NASA está buscando formas de fazer isso novamente em um mundo comercial, com missões privadas.

Continua após a publicidade

É aqui que entra a iniciativa Commercially Enabled Rapid Space Science (CERISS), que poderá levar cientistas à estação para conduzir pesquisas na órbita baixa da Terra, que seriam difíceis até mesmo para os astronautas mais treinados na área. Para transformar a CERISS em realidade, a agência espacial está buscando apoio financeiro para o próximo ano fiscal.

A CERISS deverá começar com solicitações de informação ("RFI", na sigla em inglês), e a primeira delas será direcionada aos recursos de pesquisa para uso na órbita baixa da Terra que as empresas já têm prontos ou que estão desenvolvendo. Depois, uma futura RFI será voltada para os pesquisadores determinarem quais áreas podem ser beneficiadas por cientistas realizando suas próprias pesquisas em órbita.

Futuramente, a NASA vai usar os dados das RFIs para financiar as propostas para o desenvolvimento de hardware de pesquisa e recursos de análise. A etapa seguinte será o apoio financeiro para pesquisas em órbita, realizadas com os recursos e viagens de cientistas ao laboratório orbital.

Neste caso, Kundrot sugeriu a possibilidade de cientistas voarem à estação para trabalharem junto dos astronautas da NASA. “Durante esse período, o investigador vai trabalhar junto de um astronauta da NASA, que estará aprendendo ao lado dele; quando o pesquisador voltar ao solo, seu parceiro da NASA pode continuar o trabalho”, explicou.

Continua após a publicidade

A vantagem de levar cientistas à estação por meio de missões comerciais é que isso poderia acelerar o ritmo das pesquisas: afinal, os cientistas estarão na estação, e não iriam precisar esperar os resultados dos experimentos serem levados à Terra para só depois analisá-los. “Em algumas disciplinas, isso poderia facilmente produzir um aumento de 10 vezes na velocidade das pesquisas, e de até 100 vezes”, ressaltou ele.

Fonte: Space News