Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA perde contato com rovers Curiosity e Perseverance por 14 dias

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Novembro de 2023 às 10h49

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A comunicação entre as missões em Marte e a NASA está interrompida. Segundo a agência espacial, o Planeta Vermelho e a Terra vão estar em lados opostos em relação ao Sol entre os dias 11 e 25 de novembro. Como precaução, o contato com os robôs por lá foi pausado temporariamente.

Isso acontece porque cada planeta do Sistema Solar orbita o Sol em diferentes velocidades. A Terra, por exemplo, leva 365 dias para completar uma volta em torno do astro, enquanto Marte leva mais de 680 dias terrestres para uma órbita inteira.

Como os dois planetas se movem em velocidades diferentes, às vezes acontece de um estar perto do outro no mesmo lado do Sol. Mas, a cada dois anos, a Terra e Marte ficam em lados opostos, com o Sol entre ambos os mundos. Quando isso ocorre, dizemos que houve uma conjunção solar.

Continua após a publicidade

Para entender melhor, veja o vídeo abaixo:

Assim, a NASA decidiu suspender o envio de comandos aos robôs em Marte durante as duas semanas da conjunção. “As missões são pausadas porque o gás quente e ionizado expelido da coroa do Sol pode potencialmente corromper sinais de rádio enviados da Terra às espaçonaves da NASA, levando a comportamentos inesperados”, explicaram.

Missão Mars 2020 na conjunção solar

Isso não significa que os robôs vão ganhar uma folga em suas atividades científicas durante o período. Os rovers Curiosity e Perseverance, por exemplo, vão passar as duas semanas monitorando mudanças meteorológicas, na radiação e na superfície enquanto ficam estacionados em Marte.

Já o helicóptero Ingenuity vai ficar algum tempo em solo e, enquanto isso, vai usar sua câmera colorida para estudar o movimento da areia em Marte. Por fim, os orbitadores Mars Reconnaissance Orbiter e Odyssey vão continuar tirando fotos da superfície do planeta.

Fonte: NASA