Publicidade

NASA estuda transformar foguete da SpaceX em estação espacial

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX
Tudo sobre NASA

Parece que o foguete Starship, da SpaceX, pode ser transformado em uma estação espacial no futuro. A NASA está analisando a possibilidade, e caso o cenário se transforme em realidade, é possível que o veículo se torne uma acomodação para pesquisas orbitais e até atividades comerciais no espaço.

A proposta foi anunciada em junho, quando a NASA divulgou uma lista de empresas contempladas pela iniciativa Collaborations for Commercial Space Capabilities-2 (CCSC-2). Basicamente, a SpaceX, Blue Origin e outras companhias vão receber consultoria e expertise técnica da NASA para desenvolver alguns de seus projetos.

No anúncio, a agência espacial afirmou que vai trabalhar com a SpaceX no que descreveu como uma arquitetura orbital integrada na órbita baixa da Terra, que inclui o Starship e outros programas da empresa. “Esta arquitetura inclui o Starship como um sistema de transporte e elemento orbital na órbita baixa da Terra”, acrescentaram.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Enquanto a SpaceX planeja usar o Starship para levar pessoas e cargas à Lua e Marte, o anúncio indica que a NASA pode estar planejando outra aplicação para o veículo. Como a Estação Espacial Internacional (ISS) vai ser destruída na próxima década, a agência espacial norte-americana vem se voltando para o setor privado para levar novos complexos orbitais à órbita baixa.

Com a CCSC-2, a NASA pode continuar neste esforço. No documento que apresenta as empresas escolhidas, Phil McAlister, da divisão de voos espaciais comerciais na NASA, afirma que a proposta da SpaceX pode fornecer as capacidades necessárias para uma estação espacial comercial após o fim da ISS.

Segundo ele, as capacidades do Starship em relação ao tamanho e menor custo podem impactar o desenvolvimento sustentável da economia na órbita baixa da Terra. “O Starship pode impactar de forma significativa o transporte de tripulações e cargas, e pode se transformar em um grande destino comercial na órbita baixa da Terra”, afirmou.

Vale lembrar que, por enquanto, o uso do Starship como estação espacial é um projeto que ainda não saiu do papel. O foguete foi apresentado em 2016 e segue em desenvolvimento — foi somente em abril de 2023 que a SpaceX fez o primeiro teste de voo com o veículo na configuração completa, com protótipos do propulsor Super Heavy e da espaçonave Starship. No momento, a empresa se prepara para um novo teste de voo.

Fonte: Via: Arstechnica