Publicidade

NASA encontra destroços do lander japonês Hakuto-R na Lua

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Goddard Space Flight Center da NASA/Arizona State University
Goddard Space Flight Center da NASA/Arizona State University

A NASA encontrou o lander japonês Hakuto-R, ou melhor, o que sobrou dele após a tentativa de pouso na Lua. Com imagens feitas pela espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a agência espacial encontrou vários pedaços do lander no local de pouso.

Lançado em dezembro de 2022 pela empresa japonesa ispace, o Hakuto-R deveria ter pousado na cratera Atlas, mas se chocou com a superfície lunar durante a tentativa. Quando isso acontece, os controladores da missão perdem o contato com a nave, mas não há imagens para revelar o que exatamente aconteceu.

Agora, a LRO foi usada para registrar 10 imagens ao redor do local de pouso, cobrindo uma região de aproximadamente 40 km x 45 km. Em seguida, a NASA as comparou com uma foto feita antes da tentativa de pouso para encontrar artefatos que surgiram após o acidente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os resultados mostraram que o local de pouso não apenas mostra pedaços de detritos, como também uma alteração na área de impacto. Na animação abaixo, observamos os quatro principais detalhes que parecem objetos altamente reflexivos.

Também é possível notar alguns pontos escuros que só aparecem na segunda imagem, sugerindo que diferentes partes do corpo da sonda se espalharam, talvez criando algumas crateras pequenas.

Por fim, as duas imagens da animação acima foram também sobrepostas e subtraídas, revelando uma área de maior refletância na região da queda, com algo entre 60 e 80 m de diâmetro.

Ainda serão feitas novas imagens do local nos próximos meses, aproveitando os movimentos da Lua e as mudanças de ângulos em relação ao Sol, o que proporcionará várias condições de iluminação.

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*