Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA e Boeing marcam para julho novo voo de teste da nave Starliner

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Maio de 2021 às 13h00

Link copiado!

Boeing
Boeing

Ao longo de cinco dias, NASA e Boeing realizaram um teste geral envolvendo todas as partes do sistema da nave Starliner, o chamado Orbital Flight Test-2 (OFT-2), que será responsável por levar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). A simulação de voo não tripulado aconteceu dentro do Laboratório de Integração de Aviônicos e Software (ASIL), da Boeing. Agora, o lançamento para o segundo voo teste da Starliner está previsto para o dia 30 de julho deste ano.

A missão de simulação, conhecida como ASIL Mission Rehearsal (AMR), precisou de vários meses de preparo, envolvendo configurações de sistema e equipamentos, dos canais de comunicação, além de mapeamento dos dados obtidos durante o teste, verificação dos procedimentos de voo e a finalização de semanas de ensaio. O gerente de Programa de Tripulação Comercial Steve Stich, da NASA, disse que ambas as empresas realizaram um trabalho incrível até chegar a este ponto. “Incluindo a United Launch Alliance, o Programa de Serviços de Lançamento da NASA e a Força Espacial dos EUA, que nos permitiu estabelecer esta oportunidade de lançamento. Estamos ansiosos para uma missão OFT-2 de sucesso”, relatou Stich.

Continua após a publicidade

O gerente responsável por software na Boeing, Chad Schaeffer, explica que o AMR é um dos muitos exemplos do compromisso da empresa em voar com os astronautas da NASA com a maior segurança possível. “As equipes conjuntas de software e sistema da Boeing e da NASA trabalharam de perto para se preparar para a missão OFT-2, incluindo a construção de relacionamentos mais fortes e processos aprimorados que estão pagando dividendos por nossas missões de tripulação comercial”, acrescentou Schaeffer.

Durante a simulação, as equipes de operação da missão ficaram nas salas de voo do Johnson Space Center, da NASA, conduzindo o teste através de comandos reais de voos, o que começou cerca de 26 horas antes do lançamento. Então, vieram as etapas seguintes, como o atracamento da nave, e mais 32 horas de procedimentos de inicialização até a etapa de desencaixe, aterrissagem e, por fim, o desligamento. Enquanto isso, os astronautas Barry "Butch" Wilmore e Mike Fincke acompanharam os eventos de dentro do laboratório — os dois, além da astronauta Nicole Mann, também da NASA, voarão juntos no primeiro Crew Flight Test (CFT), o primeiro teste de voo tripulado.

Nos próximos voos, um AMR será realizado antes de cada lançamento para certificação adicional de confiança e integração, algo recomendado pela Equipe de Revisão Independente Conjunta NASA/Boeing. O lançamento segue marcado para o dia 30 de julho, por volta das 15h53 (horário de Brasília), com a Starliner chegando à ISS no dia seguinte. Vale lembrar que tanto a Boeing quanto a SpaceX assumiram um acordo com a NASA de levar astronautas até a ISS com segurança, eficiência e economia. A empresa de Elon Musk já vem fazendo isso desde o ano passado com sua nave Crew Dragon.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA