Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Comandante do primeiro voo espacial tripulado da Boeing desiste do posto

Por| 07 de Outubro de 2020 às 18h45

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre Boeing

Nesta quarta-feira (7), Christopher Ferguson, comandante executivo da Boeing e comandante do primeiro teste piloto da nave Starliner CST-100, anunciou que não fará mais parte dos testes e será substituído por Barry “Butch” Wilmore, astronauta veterano da NASA. Se tudo correr bem, a Starliner deverá voar para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2021, fazendo com que a Boeing seja mais uma empresa privada capaz de levar astronautas ao laboratório orbital.

Ferguson decidiu não voar por motivos pessoais. Em um tuíte, ele explicou: “vou participar de uma nova missão, uma que mantém meus pés plantados firmemente na Terra e prioriza a tripulação mais importante — minha família”. Ele ressaltou que continuará trabalhando duro junto da equipe em sua empresa e dos astronautas da NASA, e que tem um grande compromisso com os voos espaciais e dedicação ao programa da Starliner; a única mudança é que ele não irá para o espaço no ano que vem.

Continua após a publicidade

Como não vai mais voar, Ferguson, que já foi piloto e instrutor de testes de pilotagem, vai manter papel importante no desenvolvimento da Starliner, e irá atuar como diretor de Operações e Integração de Missão da Boeing e de Sistemas de Tripulação. Na prática, isso significa que ele irá garantir que a nave Starliner esteja alinhada às necessidades dos astronautas da NASA. Essa é a segunda mudança que ocorre na tripulação desde quando ele e os astronautas Eric Boe e Nicole Mann foram designados para o voo, em agosto de 2018.

Na função que assumiu, ele será uma das últimas pessoas que a tripulação verá antes de sair da Terra e uma das primeiras que verão quando voltarem, além de dar o apoio necessário para eles durante o treinamento e missão. “Tenho toda a confiança no veículo Starliner, nos homens e mulheres que estão construindo e testando e os astronautas da NASA que vão voar nele”, disse. Ferguson ressaltou que a equipe da Boeing aprendeu todas as lições do último teste de voo orbital não tripulado, e está trabalhando para o Starliner ser uma das naves mais seguras já feitas. “Estarei em solo dando apoio a eles enquanto provam isso”.

Com a mudança, Wilmore estará junto de Fincke e Mann para o teste de voo tripulado inaugural da espaçonave. Ele já vinha treinando com a tripulação desde quando recebeu a função de piloto reserva solo para todas as posições em 2018. Agora, Wilmore terá que direcionar seu foco para as tarefas de comandante da nave, para se preparar para o voo que irá testar as capacidades do novo sistema Starliner.

Continua após a publicidade

Kathy Lueders, administradora associada da diretoria Human Exploration and Operations Mission, da NASA, diz que “as experiências anteriores dele tanto em veículos espaciais quanto em missões na estação espacial o tornam uma adição valiosa para este voo”. Para ela, ele é um membro talentoso da tripulação para a missão, e as equipes da tripulação da Boeing e NASA apreciam o trabalho que ele veio desenvolvendo e que ainda fará, que irá garantir que o teste tripulado da Starliner seja um sucesso.

Fonte: NASA, SpaceflightNow