Publicidade

NASA e Axiom Space assinam contrato para segunda missão privada à ISS

Por| 31 de Agosto de 2022 às 18h15

Link copiado!

NASA
NASA

A NASA e a Axiom Space anunciaram nesta quarta-feira (31) a assinatura de um contrato para a segunda missão privada de astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), a ser realizada no segundo trimestre de 2023. A missão, designada como Axiom Mission 2 (Ax-2), será lançada do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, e os astronautas da Axiom passarão 10 dias a bordo da ISS.

A Axiom Space enviará ao Painel Multilateral de Operações Tripuladas da estação os nomes de quatro tripulantes titulares e quatro membros de apoio para a Ax-2. Os nomes dos tripulantes serão divulgados após analise e aprovação pela NASA e seus parceiros internacionais.

Atualmente, a NASA exige que todos os provedores de missões privadas selecionem um astronauta da agência com experiência no espaço como comandante da espaçonave, e a Axiom cumprirá esse requisito.

Continua após a publicidade

Os membros da tripulação da Ax-2 treinarão para o voo com a NASA, parceiros internacionais e a SpaceX, que será a fornecedora de lançamento e transporte de e para a estação espacial e irá familiarizar os astronautas privados com os sistemas, procedimentos e preparação para emergências na estação espacial e espaçonave Crew Dragon. O treinamento da tripulação da equipe está programado para começar neste outono (no hemisfério norte, primavera aqui no hemisfério sul).

A Axiom está obtendo da NASA serviços como suprimentos para a tripulação, entrega de carga ao espaço, armazenamento e outros recursos em órbita para uso diário. O pedido também acomoda até uma semana de contingência adicional a bordo da estação espacial.

Em contrapartida, a NASA obterá da Axiom o transporte de amostras científicas que devem ser mantidas frias em trânsito de volta à Terra, o retorno de um tanque do Sistema de Recarga de Nitrogênio/Oxigênio (NORS), a capacidade de retorno de última hora de duas malas de transferência de carga e até 10 horas do tempo do comandante da missão, durante o período em que estiver acoplada à ISS, para realizar experimentos científicos ou tarefas para a NASA.

Continua após a publicidade

A primeira missão privada da Axiom Space à ISS, Ax-1, foi lançada no início de Abril deste ano. Comandada pelo ex-astronauta da NASA Michael López-Alegría, ela levou Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe para uma estadia de 10 dias a bordo da estação espacial internacional, que acabou se transformando em 15 dias devido às más condições do tempo no local para pouso.