Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA muda regras para futuras missões espaciais privadas na ISS

Por| Editado por Rafael Rigues | 02 de Agosto de 2022 às 17h45

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Em um aviso de requisição publicado nesta segunda-feira (1º), a NASA anunciou algumas mudanças nas regras para futuras missões espaciais privadas na Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo a agência espacial, as novas regras vêm da experiência tanto com a Ax-1, a primeira missão totalmente privada lançada à estação, quanto com outros voos espaciais recentes com civis.

Lançada no início do ano, a missão Ax-1 foi realizada pela empresa Axiom Space e liderada por Michael López-Alegría, ex-astronauta da NASA. Já a segunda missão da Axiom Space terá Peggy Whitson no comando.

Uma das primeiras determinações da NASA estabelece que missões do tipo devem ter “um ex-astronauta do governo dos Estados Unidos como comandante”. O documento descreve que a presença de um ex-astronauta da NASA durante a preparação antes do voo proporciona o direcionamento com experiência para os astronautas privados, ao longo da execução da missão.

Continua após a publicidade

"Primeiro, ficou muito claro que os clientes não queriam voar com ninguém que não tenha feito isso antes", recordou López-Alegría. “Segundo, a NASA ficou muito mais confortável em ter alguém que já esteve [no espaço] antes”.

Além disso, a participação de algum astronauta profissional da agência espacial representa também um elo entre os astronautas de carreita nas expedições a bordo da estação e os astronautas privados, reduzindo os riscos às operações do laboratório e à segurança das tripulações. Outra mudança é que a NASA vai exigir que as missões privadas enviem planos de pesquisa ao Laboratório Nacional da ISS com pelo menos 12 meses de antecedência, para análise e certificação de cargas úteis.

A agência espacial vai passar a exigir ainda um plano de comunicação, com detalhes relacionados a atividades midiáticas e comerciais, incluindo aquelas conduzidas no espaço. Por fim, o documento também descreve algumas mudanças no cronograma das missões. Como há o período de adaptação após a chegada ao espaço, a NASA pede mais tempo para os tripulantes se adaptarem à microgravidade antes da execução das tarefas principais.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA; Via: SpaceNews