Publicidade

NASA diz que ISS pode cair por meses antes de ser destruída

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Oleg Novitskiy/Roscosmos
Oleg Novitskiy/Roscosmos

Vai levar meses até a Estação Espacial Internacional (ISS) ser destruída por completo. Dana Weigel, gerente do programa do laboratório orbital, comentou em uma conferência nesta quarta (17) que deve levar de 12 a 18 meses até a ISS deixar sua órbita convencional para somente depois ser desintegrada com a ajuda de uma nave da SpaceX

A NASA já sinalizou inúmeras vezes que a ISS deve ser destruída na próxima década. Recentemente, a agência espacial anunciou que fechou um contrato com a SpaceX para a criação de um veículo espacial de desórbita, que vai ajudar na tarefa com um “empurrãozinho” na estação, para que mergulhe na atmosfera da Terra. Mas isso vai acontecer somente após os meses necessários para o complexo deixar sua órbita. 

O futuro veículo deve ser uma espécie de nave Dragon cargueira com algumas modificações. Por exemplo, seu componentes de cargas seria ajustado para receber tanques de propelente, dispositivos geradores de energia e outros componentes necessários para a missão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, o procedimento não vai ser imediato — como Weigel comentou, pode levar mais de um ano para a alteração orbital da estação. “Vamos manter a tripulação a bordo pelo maior tempo possível, para que eles estejam disponíveis para ajudar na manutenção da estação e a mantê-la em bom estado”, explicou ela.

A ideia é que os astronautas deixem o complexo cerca de seis meses antes da reentrada final, ou seja, quando a estação estiver a aproximadamente 220 km de altitude; hoje, ela orbita a Terra a mais de 400 km acima da superfície. “Então, na hora certa, vamos executar uma série complexa de ações ao longo de alguns dias para desorbitar a ISS”, acrescentou.

Ainda não foi definido o local exato onde os restos da ISS vão descer, mas provavelmente devem cair em algum ponto no Pacífico Sul. “Diria que o plano de encerrar a ISS no fim de 2030 significa que ela cairia no oceano em janeiro de 2031”, finalizou Weigel.

Fonte: Space.com