Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja vídeo do helicóptero Ingenuity durante voo recordista em Marte

Por| Editado por Rafael Rigues | 30 de Maio de 2022 às 13h45

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

No início de abril o helicóptero Ingenuity, da NASA, realizou seu 25º voo acima da superfície de Marte, alcançando novos recordes de distância percorrida e velocidade. E um vídeo recém-divulgado pela agência espacial norte-americana oferece uma perspectiva única do feito.

O vídeo foi registrado no dia 8 de abril, quando o Ingenuity percorreu uma distância de 704 metros a uma velocidade de 5,5 m/s. O ponto de partida foi a cratera Jezero, na qual ele e seu companheiro de missão, o rover Perseverance, pousaram em fevereiro do ano passado.

Continua após a publicidade

Teddy Tzanetos, líder da equipe do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, disse que a câmera de navegação do Ingenuity, que aponta "para baixo" durante os voos, ofereceu uma perspectiva “de tirar o fôlego” de como seria voar sobre a superfície marciana a uma altitude de 10 metros.

O vídeo começa cerca de um segundo após o início do voo. Quando o helicóptero alcança a altitude de 10 metros, ele acelera para o sudoeste até atingir sua máxima velocidade em menos de três segundos. Primeiro ele passa por um bando de areia ondulado e, na metade do filme, surge um terreno rochoso. Então, o helicóptero avista um terreno relativamente plano e limpo no qual ele pousa. Ao todo, o vídeo dura 161,3 segundos, mas foi acelerado em cinco vezes para a versão curta, que dura menos de 35 segundos.

O Ingenuity não consegue se comunicar diretamente com a Terra. O helicóptero envia seus dados ao Perseverance que, então, retransmite as informações via rádio a uma sonda na órbita de Marte. Em seguida, os dados são enviados de lá para o conjunto de antenas Deep Space Network, da NASA, aqui na Terra.

Continua após a publicidade

Como os vídeos são mais pesados que as imagens, a transferências deles entre um planeta e outro levam mais tempo, o que explica a demora na divulgação do voo recordista. Segundo a agência, o helicóptero acabou de se recuperar de uma falha de comunicação provocada pela poeira marciana.

Enquanto isso, a equipe responsável já se prepara para enviar os comandos para que o Ingenuity realize seu 29º voo em Marte — muito além dos cinco voos iniciais programados para sua missão, agora em fase estendida para auxiliar o Perseverance na exploração da cratera Jezero.

Fonte: NASA, Via Space.com