Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ingenuity realiza 25º voo em Marte e quebra recordes de velocidade e distância

Por| Editado por Rafael Rigues | 14 de Abril de 2022 às 11h30

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O helicóptero Ingenuity, da NASA, completou seu 25º voo em Marte na última sexta-feira (8). Naquele dia, a pequena aeronave realizou seu voo mais ambicioso até o momento, quebrando seus próprios recordes de velocidade alcançada e distância percorrida no Planeta Vermelho.

O novo voo foi anunciado em um tuíte do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA. “O #MarsHelicopter está quebrando recordes novamente!”, escreveram, incluindo uma foto da sombra do helicóptero. Segundo a mensagem, o Ingenuity percorreu 704 m a uma velocidade de 5,5 metros por segundo, e ficou no ar durante 161,3 segundos.

Continua após a publicidade

Segundo registros dos voos anteriores, a maior distância percorrida pelo helicóptero era, até então, de 625 m, enquanto a velocidade máxima foi de 5 metros por segundo. Por outro lado, o recorde de maior duração de voo ainda é o que foi estabelecido em agosto de 2021, quando o Ingenuity permaneceu no ar por 169,5 segundos.

O voo da última semana foi o segundo realizado pelo helicóptero em cinco dias, sendo também o quinto do último mês. Como o rover Perseverance está se deslocando com destino ao antigo delta de um rio, o Ingenuity precisa acompanhá-lo — tanto que a equipe da missão gostaria que a aeronave chegasse ao local antes mesmo do veículo alcançá-lo.

De acordo com Ben Morell, engenheiro de operações do Ingenuity, isso se deve a dois motivos: telecomunicações e segurança. “O Ingenuity só se comunica com a estação no Perseverance, então ele precisa ficar próximo o suficiente para ter uma boa conexão”, explicou. “Já para a segurança, o ideal é que o Ingenuity voe à frente do Perseverance para evitar voar atrás ou muito próximo do rover, minimizando o risco de contatos próximos no pior cenário”.

O helicóptero Ingenuity pousou na cratera Jezero no ano passado, junto do rover Perseverance. A aeronave foi liberada da “barriga” do rover em abril de 2021 e iniciou sua missão primária de cinco voos, designada para mostrar que a exploração aérea é possível em Marte. Desde então, o Ingenuity mostrou excelente desempenho, e vem operando em sua missão estendida.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA (Twitter); Via: Space.com