Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA deve treinar astronautas em voos suborbitais com empresas privadas

Por| 21 de Abril de 2020 às 14h00

Link copiado!

Kerbal Space Program
Kerbal Space Program
Tudo sobre NASA

Treinamentos futuros da NASA com seus astronautas poderão também ser realizados em voos suborbitais em parceria com empresas privadas. O administrador da agência espacial, Jim Bridenstine, disse que a NASA poderá contar com esse tipo de viagem para treinar astronautas no espaço, aproveitando também para fazer experimentos de pesquisas científicas. Mas, antes disso, é preciso ter a certeza de que esses voos sejam realmente seguros.

A ideia é que os voos suborbitais ajudem nos planos da agência de levar novos astronautas à superfície da Lua em 2024, como parte do Programa Artemis. Esses voos podem permitir que os astronautas adquiram familiaridade com o ambiente espacial mais rapidamente, antes de serem enviados a missões de longa duração no espaço.

Voos suborbitais atingem a Linha de Kárman, aquele ponto acima do nível do mar que marca onde o espaço realmente começa. A convenção é a de que tal limite fica a uma altitude de 100 km, marcando onde acaba a atmosfera terrestre e onde começa o espaço exterior. Em alta velocidade, a gravidade é reduzida, por alguns minutos, a ponto de simular o ambiente espacial, o que é suficiente para a realização de experimentos científicos como se estivessem sendo feitos na microgravidade.

Continua após a publicidade

Entre as empresas que vêm apostando nesse tipo de voo, está a Virgin Galactic, que já fez dois voos suborbitais bem sucedidos em caráter de testes, e também a Blue Origin, que tem planos similares. A Virgin, por sinal, já chegou a vender uma série de passagens para turistas que desejem experimentar a sensação de microgravidade em voos suborbitais, mas ainda não confirmou quando essas viagens devem acontecer (depois de muitos atrasos no cronograma).

Depois de levar astronautas em treinamentos nessas naves suborbitais privadas, a NASA pode, ainda, abrir o caminho para que pessoas comuns também o façam. "Estamos nos aproximando rapidamente do dia em que muitas pessoas se tornarão astronautas", disse Bridenstine. "Isso é bom para nossa nação e bom para o mundo", opina.

Fonte: Space.com