Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ingenuity move suas hélices e se prepara para voar em Marte; veja o video

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Abril de 2021 às 13h35

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU
Tudo sobre NASA

Enquanto a equipe responsável pelo helicóptero Ingenuity, da missão Mars 2020, realiza os últimos ajustes para o primeiro voo de teste previsto para ocorrer no dia 11 de abril, a pequena aeronave já está se aquecendo. Em seu teste mais recente, o helicóptero moveu suas hélices a cerca de 50 rpm (rotações por minuto).

Em 3 de abril, o helicóptero Ingenuity foi implantado na superfície marciana com sucesso. Desde então, uma série de testes vêm sendo realizados, especialmente após a primeira noite da aeronave por conta própria em temperaturas baixíssimas. No teste de movimento das hélices, a frequência de giro foi bem menor do que a programada para o primeiro teste de voo — espera-se que os rotores girem a 2.400 rpm.

Continua após a publicidade


Depois de uma longa viagem transportando o helicóptero em sua “barriga”, agora o rover Perseverance aguarda o tão esperado voo a uma distância segura de 60 metros. O robô acompanhou a primeira tentativa de decolagem e registrou com suas câmeras. A seguir, o Ingenuity centralizado na imagem obtida através do “Percy”:

Por volta das 14h (horário de Brasília) de hoje, a NASA promoverá um evento online para falar sobre as atuais etapas da fase de pré-decolagem do Ingenuity com participação da equipe responsável pelo projeto — fornecendo maiores detalhes sobre a primeira tentativa de voo. Você pode assisti-lo (em inglês) no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com