Publicidade

NASA adia primeiro voo do helicóptero Ingenuity para 14 de abril — no mínimo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Abril de 2021 às 11h20

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O tão aguardado voo do helicóptero Ingenuity, que ocorreria até então no dia 11, foi adiado para, pelo menos, o dia 14 de abril. A equipe responsável por analisar o desempenho da aeronave decidiu reagendar o evento após receber o relatório de rotação das hélices, na última sexta-feira (9), onde a sequência dos rotores encerrou antes do programado.

O Ingenuity já havia testado o movimento de suas hélices no último dia 9, movendo-as a cerca de 50 rpm (rotações por minuto) com sucesso. No entanto, para levantar voo, é necessária uma velocidade maior — pelo menos 2.400 rpm. Durante o teste de rotação de alta velocidade, a sequência de comandos para operar a transição entre o sistema “pré-voo” para o “voo” encerrou antes do programado. A equipe responsável pela missão explica que isso ocorreu “devido a uma expiração do temporizador”, chamado “watchdog”.

Continua após a publicidade

O cronômetro “watchdog” é responsável por supervisionar a sequência de comandos e por alertar o sistema sobre eventuais problemas que possam ocorrer nesses momentos cruciais que antecedem ao voo. Esta é uma maneira de tornar o processo ainda mais seguro, afinal, depois de tanto tempo de espera, tudo deve estar dentro do planejado para o momento da decolagem histórica.

Apesar disso, o Ingenuity segue em plena saúde e segurança na cratera Jezero, e aguarda pelos próximos comandos. Enquanto isso, a equipe revisa os dados para diagnosticar o problema e, então, marcar um novo teste de velocidade total, garantindo que, da próxima vez, nenhuma falha aconteça.

Fonte: NASA