Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA confirma: nave Dream Chaser levará cargas à ISS no ano que vem

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Maio de 2021 às 20h10

Link copiado!

Sierra Nevada Corp.
Sierra Nevada Corp.

A espaçonave de cargas Dream Chaser, da Sierra Nevada Corp., se prepara para começar a transportar cargas úteis para a NASA no próximo ano. A nave será lançada por um foguete da United Launch Alliance, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), retornando para a base após realizar a entrega.

Segundo a ex-astronauta e vice-presidente da Sierra Nevada, Janet Kavandi, a primeira Dream Chase está sendo preparada e deve ficar pronta ainda neste ano. "Quando lançarmos pela primeira vez no próximo ano, no final da missão planejamos voltar e pousar aqui nesta mesma pista", acrescentou. O objetivo é que a espaçonave seja capaz de transportar mais de 5.400 quilos de cargas úteis à ISS, permanecendo acoplada por até 75 dias.

Em contrato firmado com a NASA, a previsão é de que a Dream Chaser faça ao menos sete voos à ISS, após a empresa ter recebido cerca de US $ 2 bilhões para construir a espaçonave. Mas a Sierra Nevada não é a única nesta disputa pelos negócios da agência norte-americana: a SpaceX, por exemplo, já transporta astronautas até a ISS com a nave Crew Dragon, além de cargas úteis com a nave Dragon. Enquanto isso, a Boeing segue com os testes da sua cápsula Starliner, que também será tripulável.

Continua após a publicidade

A Dream Chaser possui 9 metros e, por enquanto, seu único objetivo é o transporte de cargas, mas a empresa espera que, um dia, a espaçonave também seja capaz de levar pessoas ao espaço — entrando no mercado do turismo espacial, inclusive. O diferencial desta nave é que, ao retornar, ela pousa diretamente no Centro Espacial, ao contrário da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que tem sua queda amortecida por paraquedas, pousando no mar.

Vale lembrar que a Sierra Nevada já revelou planos de construir uma estação espacial comercial, que pode entrar em funcionamento assim que a ISS for desativada — algo previsto para 2025, possivelmente. "Planejamos lançar nossos veículos a uma plataforma com módulos infláveis, onde os veículos desacoplados e tripulados levem pessoas e cargas, e depois retornem em segurança à Terra", acrescentou Kavandi.

Fonte: Space Daily