Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sierra Nevada Corporation espera iniciar transporte de cargas à ISS até 2021

Por| 15 de Agosto de 2019 às 22h50

Link copiado!

Sierra Nevada Corporation espera iniciar transporte de cargas à ISS até 2021
Sierra Nevada Corporation espera iniciar transporte de cargas à ISS até 2021

Hoje em dia, cargas são levadas à Estação Espacial Internacional (ISS) por meio de naves como a russa Soyuz ou a Dragon da SpaceX. Mas há uma outra empresa de olho neste mercado, e o nome dela é Sierra Nevada Corporation, que pretende iniciar o transporte de cargas à ISS por meio da nave Dream Chaser até o ano de 2021.

A empresa recentemente anunciou que esses voos contarão com o foguete Vulcan para tal, que também ainda não fez um primeiro lançamento inaugural, bem como a nave Dream Chaser, que segue em seu estágio final de desenvolvimento.

O foguete em questão está sendo construído pela United Launch Alliance (ULA), e o contrato da Sierra Nevada com a NASA prevê que a Dream Chaser fará pelo menos seis transportes para a ISS em seu primeiro período de vigência. O primeiro voo, por sinal, servirá como uma espécie de "voo de certificação" do foguete Vulcan.

Continua após a publicidade

De acordo com Fatih Ozmen, presidente-executivo da empresa, a Dream Chaser é a única nave do tipo, de propriedade privada, que é atualmente capaz tanto de decolar, quanto de aterrissar. A Dragon da SpaceX precisa ser resgatada quando retorna à Terra, normalmente "caindo" no mar após a reentrada na atmosfera.

A Dream Chaser entregará mais de 5.400 quilos de cargas à ISS, e pode permanecer ligada por até 75 dias ao laboratório orbital. Ao fim da entrega, a nave retornará à Terra, pousando no Kennedy Space Center, que fica na Flórida, Estados Unidos. A nave, na verdade, foi concebida para ser um veículo tripulável, mas quem ganhou a competição comercial com a NASA para transportar astronautas à ISS no futuro foram a SpaceX e a Boeing, restando à Sierra Nevada fazer apenas o transporte de cargas mesmo. Contudo, a empresa ainda espera que sua nave um dia leve passageiros humanos ao espaço: "Essa capacidade está lá, e ficaremos mais do que felizes em fazê-lo, seja para a NASA ou para outros", disse John Curry, diretor do programa da Dream Chaser.

Fonte: BBC