Publicidade

Conheça o protótipo de habitat da Sierra Nevada para estação lunar Gateway

Por| 22 de Agosto de 2019 às 21h10

Link copiado!

Sierra Nevada Corp.
Sierra Nevada Corp.
Tudo sobre NASA

Na última quarta-feira (21), a Sierra Nevada revelou o protótipo de seu habitat espacial desenvolvido para permanecer na órbita da Lua. O projeto é um dos candidatos para serem usados na estação lunar Gateway, da NASA, que vai testar no total cinco protótipos elaborados por empresas privadas.

Com mais de 8 metros de comprimento e 8 metros de diâmetro, o habitat inflável da Sierra Nevada tem um volume interno de 300 metros cúbicos. Isso é cerca de um terço do tamanho da Estação Espacial Internacional. Por ser expansível, ele fornece um espaço maior para os astronautas quando for necessário.

O tamanho é um dos pontos fortes do protótipo, mas não apenas isso. Ele é feito de um tecido de múltiplas camadas, que pode ser comprimido para o lançamento e depois expandido para ser montado como habitat quando estiver no espaço.

Continua após a publicidade

Essa versatilidade e a leveza do material permite que seja transportado para a Lua em veículos de lançamento de carga comum. Nas palavras de Steve Lindsey, vice-presidente dos Sistemas de Exploração Espacial da empresa, é "uma quantidade enorme de volume em uma pequena quantidade de espaço".

Ainda de acordo com Lindsey, o habitat inflável pode ser dimensionado para diferentes missões, desde uma estação espacial em órbita baixa até um habitat na superfície da Lua ou mesmo de Marte.

O habitat da Sierra Nevada parece confortável o suficiente para que astronautas passem um tempo no espaço - apesar de não haver uma janela. A estrutura de três andares oferece a uma tripulação de quatro astronautas espaço o suficiente para cada um, mas também há áreas comuns para alimentação, lazer e outras atividades.

Continua após a publicidade

Como parte do programa, os astronautas da NASA devem passar três dias vivendo nos protótipos construídos pela Sierra Nevada, Boeing, Lockheed Martin, Northrop Grumman e Bigelow Aerospace, e avaliando cada um deles.

Fonte: Ars Technica