Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA confirma 3ª amostra de solo marciano coletada pelo rover Perseverance

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Novembro de 2021 às 11h00

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

A NASA confirmou a terceira coleta de amostra de solo marciano realizada pelo rover Perseverance. Enquanto explora a cratera Jezero, o robô de seis rodas seleciona os materiais mais promissores que possam revelar algum traço de vida microbiana no passado de Marte e também parte de sua história geológica — e o novo conteúdo chama atenção por sua cor esverdeada.

Conforme divulgado pela equipe responsável pelo rover, a amostra se trata de um pedaço de um mineral esverdeado conhecido como olivina. Embora a NASA não tenha revelado mais informações, os cientistas envolvidos na missão estão cheios de ideias do que esta nova amostra possa significar. Minerais como basalto e olivina são facilmente encontrados na Terra em pedações de lava salificado — as chamadas rochas ígneas.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, os cientistas buscam entender a relação entre olivina e carbonatos, um tipo de mineral que normalmente se forma quando há interação entre dióxido de carbono e água líquida. No início de outubro, a NASA confirmou que a cratera Jezero se tratava de um antigo leito de lago em um passado bem distante do planeta e, por isto, é um local promissor para entender o seu histórico hidrológico e para procurar registros de vida microbiana que possa ter existido ali.

Algumas teorias indicam que os depósitos de olivina encontrados na cratera possam ser o resultado de um depósito de cinzas de alguma explosão vulcânica, ou apenas mais uma prova de um leito de lago seco. Vale lembrar que o Perseverance já coletou duas amostras, a mais recente no início de setembro, após falhar em sua primeira tentativa. Agora, o rover se encontra em uma região da cratera conhecida como Séítah, uma área repleta de dunas e rochas.

O estudante Erin Gibbons, da Universidade McGill e que colabora com a missão, explicou que as camadas geológicas na cratera Jezero são uma oportunidade única para explorar a evolução da paisagem. “Ao estudar as direções em que as camadas se inclinaram, determinamos que as rochas de Séítah são provavelmente as rochas mais antigas expostas em toda a cratera de Jezero", acrescentou Gibbons.

Continua após a publicidade

Todas as amostras coletadas pelo Perseverance serão armazenadas para que a futura missão conjunta entre NASA e Agência Espacial Europeia (ESA) possam trazê-las para a Terra, onde serão analisadas com mais profundidade. Agora, com mais uma amostra coletada, a missão está mais próxima de entender mais um pouco do passado marciano.

Fonte: Futurism, Space.com