Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA conclui ensaio geral do foguete SLS, apesar de alguns problemas técnicos

Por| Editado por Rafael Rigues | 21 de Junho de 2022 às 11h15

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA completou o ensaio geral com o foguete Space Launch System (SLS) nesta segunda-feira (20), embora a contagem regressiva tenha encerrado antes do programado. Este foi o primeiro teste em que o veículo foi completamente abastecido e, segundo a agência espacial, 90% de seus objetivos foram alcançados, deixando o SLS e a nave Orion mais próximos de decolarem com a Artemis I.

Após uma série de problemas técnicos, a contagem regressiva da quarta tentativa de ensaio geral com o SLS no Complexo de Lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy (KSC), na Flórida, foi encerrada quando faltavam 29 segundos (T-29) para a "ignição" do motor.

Continua após a publicidade

A equipe já havia transferido o controle do foguete para os computadores de voo, antes de surgir uma alerta que interrompeu a contagem regressiva às 19h37 (horário local). A NASA esperava encerrar a contagem manualmente em T-9,3 segundos, quando, em um lançamento real, os motores RS-25 seriam acionados.

O ensaio geral terminou cerca de cinco horas além do planejado por conta de alguns problemas. Entre eles, um vazamento de hidrogênio líquido entre um encaixe de “desconexão rápida” e uma “linha de sangria” que transfere o propelente do estágio central de volta ao bloco.

Para solucionar isto, as equipes aqueceram e resfriaram a conexão na esperança de vedar a falha, mas não deu certo. Então, a NASA decidiu prosseguir com a contagem regressiva após uma pausa de 10 minutos. Durante o teste também surgiram outros problemas.

Continua após a publicidade

O tanque do estágio central começou a ser carregado com quase duas horas de atraso por conta de um problema em uma válvula de uma linha de nitrogênio gasoso reserva. Depois, o carregamento de oxigênio líquido no estágio superior foi interrompido após o limite de pressão ser atingido.

"Eu diria que estamos em 90% em termos de onde precisamos estar no geral", disse Mike Sarafin, gerente das missões Artemis. Ele acrescentou que a agência ainda decidirá se precisará de outro ensaio geral antes de definir o lançamento da Artemis I. No recente teste, as equipes abasteceram completamente o foguete com oxigênio líquido e hidrogênio líquido.

Quando a análise for concluída e os resultados forem todos positivos, o foguete SLS será usado para lançar a nave Orion a uma viagem de ida e volta ao redor da Lua, ainda sem tripulação, na missão Artemis I, a primeira do Programa Artemis — o que pode acontecer em agosto deste ano.

Fonte: NASA, Via SpaceNews, Phys.org