Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA anuncia "progresso significativo" na abertura do painel solar da Lucy

Por| 04 de Julho de 2022 às 12h00

Link copiado!

SwRI
SwRI
Tudo sobre NASA

Enquanto a espaçonave Lucy continua sua jornada rumo aos asteroides troianos de Júpiter, engenheiros aqui na Terra continuam tentando resolver um problema com um de seus painéis solares. Felizmente, após mais uma tentativa de correção, a NASA tem boas notícias.Pedrada danifica sensor do Perseverance em Marte

A Lucy é equipada com dois painéis solares circulares, que se desdobram como leques. Logo após o lançamento, engenheiros detectaram que um deles não se desdobrou completamente e não "travou" na posição final.

Embora isso não prejudique a produção de energia elétrica ou o cumprimento da missão, é um problema que vem recebendo considerável atenção. Afinal, é melhor ter certeza de que tudo está bem do que lidar com uma variável que pode ter resultados imprevisíveis no futuro.

Continua após a publicidade

Por isso as notícias mais recentes são animadoras. Segundo um artigo no blog da missão, o painel "problemático" está aberto em um ângulo entre 353 e 357 graus (dos 360º quando completamente estendido), e o cabo que o mantém aberto está sob tensão "substancialmente maior", o que lhe dá mais estabilidade.

"A equipe da missão está cada vez mais confiante de que no estado atual, tensionado e estabilizado, o painel vai atender com sucesso aos requisitos da missão", disse a agência.

Novas tentativas de estender o painel serão pausadas temporariamente devido a um período de comunicação limitada, causado pelas posições relativas de nosso planeta, do Sol e da espaçonave, que irá durar até a próxima manobra de assistência gravitacional com a Terra, em 16 de outubro

Continua após a publicidade

Lançada em outubro de 2021, a Lucy tinha originalmente a missão de estudar oito asteroides "troianos" de Júpiter, ou seja, que compartilham a mesma órbita do planeta. Recentemente, astrônomos descobriram que um dos asteroides tem uma lua, adicionando um alvo extra à missão.

Fonte: NASA