Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA realiza 1ª tentativa de consertar painéis solares da sonda Lucy

Por| Editado por Rafael Rigues | 13 de Maio de 2022 às 13h10

Link copiado!

SwRI
SwRI

No dia 9 de maio, a equipe da missão Lucy, da NASA, realizou a primeira de duas tentativas programadas para concluir a abertura do painel solar da sonda, que estudará os asteroides que compartilham a mesma órbita de Júpiter. A operação serviu para avaliar se os comandos executados em teste na Terra ajudarão o painel solar a destravar.

Após seu lançamento em outubro do ano passado, a sonda Lucy estendeu seus dois grandes painéis solares circulares, desenvolvidos para se abrirem como leques e permanecerem travados na posição correta. O painel -Y abriu perfeitamente, mas o +Y, não: ele se estendeu a apenas 347º quando deveria abrir em 360º.

Continua após a publicidade

A nova tentativa de completar a abertura do painel solar foi o momento de testar se as operações realizadas em solo são adequadas ao sistema de voo da sonda. Por enquanto, a equipe da NASA à frente da missão se concentra em analisar os dados da recente operação para confirmar se o comportamento da sonda reflete os comandos dos testes em solo. Ao fim desta etapa, será determinada a próxima fase de implantação.

A segunda tentativa só ganhará uma data quando os dados da primeira foram todos revisados. Vale lembrar que, apesar deste pequeno problema, a sonda Lucy tem produzido mais de 90% da sua capacidade de energia esperada. Portanto, o defeito não afetará o restante da missão.

A missão Lucy é a primeira a ser lançada para explorar os astroides troianos de Júpiter — “sobras” do Sistema Solar primitivo que podem revelar informações valiosas sobre o início do nosso sistema planetário. A sonda deve chegar ao primeiro asteroide em 2025, mas até 2033 ela estudará vários outros.

Fonte: NASA