Publicidade

Morre Eugene N. Parker, heliofísico que teorizou a existência do vento solar

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O Dr. Eugene N. Parker, heliofísico cujo nome inspirou a designação dada à sonda Parker Solar Probe, faleceu aos 94 anos. O anúncio foi feito pela NASA nesta quarta-feira (16). Ao longo de sua carreira, Parker revolucionou os estudos do Sol e avançou ideias relacionadas a questões fundamentais tanto do nosso astro quanto de outras estrelas no universo.

Parker iniciou sua carreira como professor da Universidade de Chicago durante a década de 1950, propondo uma série de conceitos sobre como o Sol e demais estrelas liberam energia. Ele desenvolveu uma teoria matemática que previu o vento solar e descreveu um sistema complexo de plasmas, campos magnéticos e partículas energéticas que formam este fenômeno.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, Parker também elaborou uma teoria que tentava explicar o porquê de a coroa solar ser consideravelmente mais quente que a superfície do Sol — ao contrário do que se esperava para a física da época. Já em 2018, ele acompanhou o lançamento da missão Parker Solar Probe, tornando-se a primeira pessoa a testemunhar o lançamento de uma nave que leva seu nome.

Bill Nelson, administrador da NASA, o descreveu como uma das grandes mentes científicas e líderes de toda uma época e lamentou seu falecimento. “As contribuições do Dr. Eugene Parker à ciência e ao entendimento de como nosso universo funciona toca muito do que fazemos na NASA”, disse. “O legado do Dr. Parker seguirá vivo em várias missões ativas e futuras da NASA, construídas sobre seu trabalho”, finalizou.

Thomas Zurbuchen, administrador associado da agência espacial, destacou a importância do trabalho de Parker para a heliofísica. “Honrar o trabalho dele ao colocar seu nome na Parker Solar Probe é uma das conquistas de maior orgulho na minha carreira”, disse, em um comunicado. “A Parker Solar Probe ‘tocar o Sol’ é uma conquista justa para a missão que leva o nome dele”.

Fonte: NASA (1, 2)

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*