Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão Peregrine da Astrobotic não vai conseguir pousar na Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Janeiro de 2024 às 19h24

Link copiado!

Astrobotic Technology
Astrobotic Technology

O módulo de pouso lunar Peregrine, da Astrobotic, foi lançado na manhã de segunda-feira , mas já foi considerado “morto” pela empresa. É que a espaçonave sofreu um vazamento descontrolado de combustível e não conseguirá pousar na Lua.

Lançado na missão inaugural do foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance, o Peregrine tinha como objetivo enviar cargas úteis da NASA e outros clientes comerciais. Infelizmente, no entanto, o lander não conseguiu se orientar para carregar seus painéis solares.

Continua após a publicidade

Para obter a energia solar, a nave deveria realizar uma manobra usando seus propulsores, mas o vazamento do sistema de propulsão inviabilizou o plano. A equipe da missão determinou que não há mais nenhuma chance de um pouso seguro na Lua.

Ainda durante a segunda-feira, a Astrobotic publicou uma série de atualizações em sua conta oficial no X (antigo Twitter), alertando para o problema de vazamento e na manobra de abertura dos painéis solares. Aliás, a primeira foto da nave publicada pela empresa já revelava uma avaria na fuselagem.

Mas nem tudo está perdido, ao menos no ponto de vista da Astrobotic, que ainda planeja usar as últimas horas restantes de combustível. A atualização da empresa na noite de segunda-feira informou que ainda havia cerca de 40 horas de vida para a Peregrine, tempo no qual a equipe pretende usar para outros objetivos.

Continua após a publicidade

Em suas atualizações na rede social, a Astrobotic disse que “a equipe continua trabalhando para encontrar maneiras de estender a vida operacional do Peregrine. Estamos em um modo operacional estável e trabalhando em testes e verificações de carga útil e de espaçonaves”.

Os dados do voo da Peregrine continuam chegando aos operadores da missão, que farão suas análises para conferir o que anda acontecendo com a nave. Isso será de grande valor para o próximo lançamento da Astrobotic — o módulo de pouso lunar Griffin, que levará o rover “caçador de gelo” VIPER da NASA ao polo sul da Lua.

Fonte: Via: Space.com