Publicidade

Astrobotic define data para lançar lander Peregrine à Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Outubro de 2023 às 17h48

Link copiado!

Astrobotic Technology
Astrobotic Technology

O primeiro lander lunar da Astrobotic já tem data para ser lançado. Segundo informações da empresa, o Peregrine deve ser lançado em 24 de dezembro da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. O veículo usado vai ser um foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance.

Tory Bruno, CEO da empresa, afirmou durante o evento CNBC Technology Executive Council Summit que a janela para o lançamento se estende até o dia 26 de dezembro. “O motivo de [o lançamento] ser na noite de Natal é por causa da ciência”, explicou.

A missão foi selecionada pela iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), da NASA, na qual a agência espacial fecha um contrato com algum parceiro comercial. Este parceiro fica responsável por fornecer o lançamento e o lander da missão.

Continua após a publicidade

Antes, a ideia era que o lander fosse enviado a Lacus Mortis, mas a agência espacial decidiu levá-lo para um local próximo dos Domos de Gruithuisen. A mudança foi resultado do sucesso da missão Artemis I combinado aos preparativos para a Artemis II.

Já a data de lançamento se deve aos requisitos da missão. “Vamos a uma parte da Lua onde eles precisam de condições de iluminação controladas muito cuidadosamente, e também precisam se manter na comunicação de rádio com a Deep Space Network”, acrescentou o CEO.

Quando for lançado, o foguete vai levar o lander robótico Peregrine e uma carga útil da Celestis, empresa que fecha parcerias com provedoras de lançamento para criar memoriais espaciais. Os clientes da companhia podem enviar ao espaço porções de cinzas de entes queridos e até de pets.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC