Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA adia envio de astronautas à Lua e Artemis II fica para 2025

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Janeiro de 2024 às 18h32

Link copiado!

NASA/Joel Kowsky
NASA/Joel Kowsky

A NASA decidiu adiar a missão Artemis II, a primeira a enviar astronautas à Lua em mais de 50 anos. O lançamento estava programado para o final deste ano, mas o calendário foi atualizado e o voo foi agendado para setembro de 2025.

Na missão Artemis II, a NASA levará quatro astronautas — Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen — à órbita da Lua. O objetivo é testar tudo antes da Artemis III, que finalmente pousará na superfície lunar.

O motivo do adiamento é a segurança, segundo o administrador da NASA, Bill Nelson. “Estamos retornando à Lua de uma forma que nunca fizemos antes, e a segurança de nossos astronautas é a principal prioridade da NASA enquanto nos preparamos para futuras missões Artemis”, disse.

Continua após a publicidade

Ele ainda acrescenta que a NASA aprendeu muito com a missão Artemis I, que levou a espaçonave Orion sem tripulação à órbita lunar. Naquela ocasião, houve um problema com o escudo térmico da nave, que acabou perdendo mais material do que o esperado durante a reentrada na atmosfera.

A equipe de engenheiros também está resolvendo problemas de bateria e de um componente do circuito responsável pela ventilação do ar e controle de temperatura. “Estamos resolvendo desafios associados às capacidades e operações inéditas”, justificou Catherine Koerner, administradora associada da Diretoria de Missões de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA.

Por fim, Nelson disse que “Artemis representa o que podemos realizar como nação — e como coligação global. Quando focamos no que é difícil, juntos podemos alcançar o que é ótimo”, referindo-se às parcerias comerciais para o desenvolvimento do programa Artemis.

Continua após a publicidade

Com isso, a missão Artemis III também sofrerá um atraso, ficando para algum momento de setembro de 2026. Ainda é possível que esse cronograma também seja adiado mais tarde. A Artemis IV, a primeira missão à estação espacial lunar Gateway, está prevista para 2028.

Fonte: NASA