Publicidade

Astronautas da missão Crew-3 retornam à Terra nesta sexta-feira (6)

Por| Editado por Rafael Rigues | 04 de Maio de 2022 às 12h30

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Segundo as informações mais recentes, a missão Crew-3 partirá da Estação Espacial Internacional (ISS) por volta das 2h05 (horário de Brasília) desta quinta-feira (5), chegando à costa da Flórida no início da madrugada do dia seguinte. O retorno dos quatro tripulantes da missão estava programado para esta quarta, mas a NASA e a SpaceX decidiram adiar a operação para ter certeza de que o clima no local de pouso oferece segurança.

A chefe de voos espaciais tripulados da NASA, Kathy Lueders, disse que a amerissagem (nome dado ao pouso no mar) da cápsula Crew Dragon Endurance sobre a costa da Flórida acontecerá por volta das 01h37 (horário de Brasília) desta sexta (6). O novo horário garantirá um retorno mais rápido da Crew-3 e mais tempo para avaliar as condições meteorológicas.

Continua após a publicidade

Lueders explicou que o clima na costa da Flórida está sendo constantemente monitorado para confirmar se os locais “primários e alternativos” selecionados são seguros para o retorno. “Realizaremos outra revisão do clima cerca de 24 horas antes de desacoplar para determinar se devemos prosseguir”, acrescentou.

Lançada em novembro do ano passado por um foguete Falcon 9, da SpaceX, a Endurance levou os astronautas Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, da Nasa, e Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA) para um estadia de seis meses a bordo da ISS.

Continua após a publicidade

Atualmente, Marshburn é o comandante da Expedição 67 na ISS, mas ele passará o cargo para o cosmonauta russo Oleg Artemyev durante uma cerimônia oficial prevista para as 15h35 (horário de Brasília) desta quarta. Artemyev chegou ao laboratório espacial em março, a bordo de uma nave russa Soyuz.

Na semana passada, a missão Crew-4 levou os astronautas da NASA Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins, e Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia (ESA) para uma estadia de seis meses na ISS. A cápsula bateu o recorde de viagem mais rápida da SpaceX até agora, completando o trajeto em menos de 16 horas.

Fonte: Via Space.com