Publicidade

Missão civil da SpaceX conduzirá pesquisas sobre efeito do espaço na tripulação

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Inspiration4/John Kraus
Inspiration4/John Kraus
Tudo sobre SpaceX

No próximo dia 15 de setembro, a SpaceX lançará a sua primeira missão espacial totalmente tripulada por civis — a Inspiration4. Além de arrecadar fundos para o centro de tratamento infantil St. Jude Children's Research Hospital, o projeto também investigará os efeitos do voo espacial na saúde humana — trabalho que será conduzido pelos quatro tripulantes a bordo da cápsula Crew Dragon, em uma viagem de três dias na órbita da Terra.

Todo o trabalho de pesquisa da Inspiration4 se dará pela parceria entre a SpaceX, o Instituto de Pesquisa Translacional para Saúde Espacial (TRISH, na sigla em inglês) do Baylor College of Medicine e pesquisadores do Weill Cornell Medicine. "A tripulação do Inspiration4 está ansiosa para usar nossa missão para ajudar a construir um futuro melhor para aqueles que se lançarão nos anos e décadas que virão", disse Jared Issacman, empresário que será o comandante da missão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Isaacman espera que a missão possa influenciar todos aqueles que viajarão após a Inspiration4, moldando, assim, o início de uma nova era para a exploração espacial. Além do comandante, farão parte da pesquisa a assistente médica do St. Jude, Hayley Arcenaux, o engenheiro de dados Chris Semborski e a geocientista Sian Proctor.

Para isto, as equipes da SpaceX, TRISH, Baylor e Cornell coletarão dados ambientais e biomédicos, além de amostras biológicas como sangue dos tripulantes antes, durante e depois da missão. Estas informações terão como base a atividade cardíaca da tripulação, bem como o movimento, sono, frequência e ritmo cardíaco, níveis de oxigênio no sangue e os níveis de luz e som na cápsula Crew Dragon.

Ainda, a pesquisa monitorará o desempenho comportamental e cognitivo dos tripulantes através de um aplicativo chamado Cognition. Já os sistemas de órgãos serão acompanhados por um dispositivo de ultrassom munido de Inteligência Artificial e desenvolvido para uso de leigos, junto a outro para avaliar o equilíbrio e percepção deles antes e depois da missão.

A SpaceX, em parceria com pesquisadores da Weill Cornell, estudará também os genomas, microbiomas e os telômeros, uma estrutura encontrada no final dos cromossomos. Estes mesmos pesquisadores lideraram a pesquisa Twins Study, da NASA, onde foram realizados experimentos sobre as consequências do espaço no corpo dos gêmeos Scott Kelly e Mark Kelly. As amostras coletadas durante a Inspiration4 serão congeladas para análises posteriores.

A missão decolará no próximo dia 15 de setembro, a partir do Kennedy Space Center, da NASA, através do foguete Falcon 9. Após colocados em órbita com a cápsula Crew Dragon, os quatro tripulantes viajarão durante três dias ao redor da Terra, antes de retornarem em uma amerrissagem no Oceano Atlântico.

Fonte: Space.com, Inspiration4

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*