Publicidade

Missão chinesa Tianwen-1 entra na órbita de Marte; pouso está previsto para maio

Por| 10 de Fevereiro de 2021 às 10h17

Link copiado!

Nature Astronomy
Nature Astronomy

Desde julho do ano passado, a missão chinesa Tianwen-1 segue viagem com destino a Marte, levando um rover e um lander que irão pousar em maio no planeta para estudar sua geologia, campos gravitacionais, distribuição de água e outros objetivos científicos. Nesta quarta-feira (10) a missão entrou com sucesso na órbita marciana, onde vai ficar alguns meses buscando do melhor local para o pouso. Agora, a China se torna o sexto país a entrar na órbita marciana.

A sonda ativou seu motor principal durante aproximadamente quinze minutos para que conseguisse reduzir sua velocidade de 23 km/s para 5 km/s e, assim, ser capturada pela gravidade do planeta. Tudo foi feito de forma autônoma em função do atraso que existe para o envio e recebimento dos sinais. Depois disso, foi iniciado o período da ocultação da sonda na órbita marciana, uma etapa em que não é possível receber sinais da nave porque ela está viajando por trás de Marte. Após quase uma hora de ocultação, a comunicação foi restabelecida e a agência espacial chinesa CNSA confirmou o sucesso da manobra de inserção da sonda na órbita por volta das 10h, no horário de Brasília.

Continua após a publicidade

A missão Tianwen-1, cujo nome significa como "busca pela verdade celestial", consiste em um orbitador, um rover e um lander que irão estudar o Planeta Vermelho. A ideia é que o orbitador fotografe e produza mapas de Marte para identificar o melhor local de pouso e, depois disso, o módulo que contém o rover em seu interior irá descer para a superfície marciana. Essa é uma etapa crítica da missão e, se tudo correr bem, o lander irá liberar o rover na superfície do planeta para passar cerca de três meses estudando a geologia marciana e a possível distribuição de água congelada.

Essa foi uma das missões lançadas em julho para aproveitar a breve janela do período de maior proximidade entre Marte e a Terra, o que permite uma viagem mais rápida para o planeta e com menor consumo de combustível. Então, enquanto seguia viagem, a sonda lançou para o espaço uma cápsula que guardava uma pequena câmera em seu interior, que estava programada para tirar uma foto por segundo.

Continua após a publicidade

Embora a China já tenha experiência com pousos na Lua, essa é a primeira missão interplanetária independente que o país realiza. A Tianwen-1 é a segunda missão que chegou ao Planeta Vermelho nesta semana, já que, na terça-feira (9), a missão árabe Hope Mars havia entrado com sucesso na órbita de Marte. Agora, a próxima a chegar será a Mars 2020, da NASA, que viaja levando o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity. A missão deverá alcançar o planeta em 18 de fevereiro.