Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Essa é a primeira foto de Marte feita pela missão chinesa Tianwen-1

Por| 08 de Fevereiro de 2021 às 16h30

Link copiado!

Nature Astronomy
Nature Astronomy

A missão Tianwen-1, da China, segue viagem com destino a Marte e deverá entrar na órbita do planeta nesta quarta-feira (10). Enquanto isso não acontece, a sonda fez sua primeira foto do Planeta Vermelho, que foi divulgada no final da semana passada pela agência espacial China National Space Administration (CNSA).

A foto preto e branco foi publicada no site da agência espacial e mostra algumas formações geológicas do planeta, como a cratera Schiaparelli e os grandes cânions de Valles Marineris, que se estendem por mais de 4 mil quilômetros. A imagem foi feita a cerca de 2,2 milhões de quilômetros de distância de Marte; agora, segundo a CNSA, essa distância já foi reduzida para 1,1 milhão de quilômetros.

Confira a foto:

Continua após a publicidade

A Tianwen-1 já viaja há quase 200 dias e percorreu mais de 465 milhões de quilômetros para chegar ao nosso vizinho. Durante essa jornada, a nave realizou algumas correções orbitais — a mais recente foi feita na noite da última sexta-feira (5), onde um dos motores foi ativado para garantir que a missão estava voando na direção certa para alcançar o campo gravitacional do planeta. Quando estiver mais próxima, ela deverá se desacelerar antes de ser capturada pela gravidade marciana em 10 de fevereiro.

A missão foi lançada em julho do ano passado por um foguete Long March 5, e é a segunda tentativa que a China faz para tentar alcançar Marte — a primeira ocorreu em uma parceria com a Rússia em 2011, mas o lançamento falhou. A missão Tianwen-1 conta com um orbitador, um lander e um rover, que irão trabalhar juntos para realizar um estudo global do planeta com análises da composição do solo e das rochas, busca de sinais de água congelada, entre outros. Em maio, o rover irá pousar em Utopia Planitia, a maior bacia de impacto do Sistema Solar.

Além desta missão, existem outras duas que vão chegar em breve ao planeta: a primeira delas é a missão Hope Mars, dos Emirados Árabes, que deverá chegar a Marte nesta terça-feira (9) e colocará o país na quinta posição entre aqueles que já entraram na órbita marciana. Já a missão Mars 2020, da NASA, deverá alcançar Marte em 18 de fevereiro, levando o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity.

Continua após a publicidade

Fonte: CNSA